Modo de produção primitivo: O modo de produção primitiva designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana.
é aquela na qual já há uma tendência para esse viés econômico. Por exemplo, uma sociedade em que já está estabelecida uma burguesia - dona das frábricas e detentora dos meio de produção-, uma moeda de câmbio e um chefe central( governante) gerenciando os interesses "do povo''.
As principais características do pré-capitalismo são: - As moedas começaram a ser usadas em algumas regiões da Europa. - As rotas comerciais (Flandres, Champagne e do Mediterrâneo-Atlântico Norte) fizeram crescer o comércio entre Europa, Ásia e norte da África. - Ainda não havia o trabalho assalariado.
O capitalismo é caracterizado por um conjunto de arranjos institucionais e comportamentais: produção de mercadorias, orientadas para o mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado e comportamento individualista ...
Marx, em sua obra O capital, diz que o processo de trabalho na sociedade capitalista ocorre sob o controle do capital e que os processos de produção são incessantemente transformados sob o ímpeto da principal força norteadora dessa sociedade: a acumulação de capital.
Capitalismo, ou modo de produção capitalista, é uma forma de organização social marcada pela separação entre os proprietários e controladores dos meios de produção (máquinas, matérias-primas, instalações etc.) ... O intercâmbio dessas mercadorias garantiria um lucro ao capitalista.
Resposta: Este modo Provavelmente o mais conhecido é caracterizado pelas relações que as assalariadas de produção. os meios de produção São propriedade privada da burguesia e o trabalho assalariado. Movido por lucros ,esse modo é demarcado por duas classes sociais principais a burguesia e o trabalho.
Ou seja, o trabalho na sociedade capitalista é caracterizado pela mais-valia, onde o patrão, por ser proprietário dos meios de produção, paga ao trabalhador uma quantia mínima que não satisfaz sua real participação na produção, consistindo em uma exploração indevida do trabalho que gera a acumulação de capital.
O professor deve apresentar os quatro principais fatores que provocam a crise do sistema capitalista, que são: a desigual relação entre capital e trabalho, os problemas ambientais, incremento das desigualdades sociais e a perda de valores humanos.
As vantagens do capitalismo se dão nas oportunidades de crescimento, enquanto as do socialismo pode - se ver a igualdade da sociedade. Já como desvantagem do capitalismo pode - se cer a exploração de algumas classes, já no socialismo como desvantagem pode - se ver a falta de recursos por parte da população.
Entre as desvantagens do socialismo está falta de concorrência e de diversidade no mercado, já que ele é controlado pelo Estado. A centralização do poder pelo Estado também dificulta e atrasa a tomada de decisões, feitas a partir de um processo burocrático.
E pontos negativos: alto índice de desigualdade social e econômica, competitividade exacerbada e exploração intensa de recursos.