EQST

O Que O Centro POP?

O que é o Centro POP?

CENTRO POPCentro de Referência Especializado para População em Situação de Rua.

Qual o papel do assistente social no Centro POP?

O papel da Assistência Social, por meio do Centro POP, é garantir proteção social e os direitos dessas pessoas através de serviços especializados, que falaremos em detalhes adiante.

Quem trabalha no Centro POP?

O Centro POP atende jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Pesquisas realizadas pelo IBGE (2019) indicam que houve um crescimento de pessoas em situação de rua no Brasil, sendo, atualmente, cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Como acessar o Centro POP?

Você só precisará encontrar um Centro POP perto de você. Os Centros POPs estão em geral em áreas centrais de cidades grandes. Você não vai precisar de nenhuma documentação. Se você não tiver documentos, o Centro POP vai te apoiar na regularização ou emissão de documentos pessoais.

O que é um centro dia?

O Centro Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados.

Quais são os direitos dos moradores de rua?

Têm os mesmos direitos a uma moradia digna e participar de programas especiais de moradia através de habitação popular federal, estadual e municipal. Outrossim, é direito também desta numerosa população, o social de exercício de qualquer tipo de trabalho, ofício ou profissão.

Qual papel do assistente social na situação da população em situação de rua?

O trabalho de assistentes sociais com pessoas em situação de rua deve sempre se pautar no respeito aos direitos humanos e no fortalecimento ou resgate dos vínculos familiares e comunitários, por meio da aproximação e vinculação empática com as mesmas, baseando-se em práticas de cuidado singular e acolhimento às ...

O que é o serviço de abordagem social?

A abordagem social constitui-se em processo de trabalho plane- jado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.

Qual o papel do psicólogo no Centro POP?

Em relação à População em Situação de Rua a psicologia se insere no Centro Pop e no Serviço Especializado de Abordagem de Rua, ambos tipificados na Proteção Social de Média Complexidade, enquanto na Alta Complexidade temos o Serviço de Acolhimento Institucional, que se refere a local, a uma residência e/ou unidade ...

O que é serviço especializado para pessoas em situação de rua?

O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua tem como objetivo assegurar atendimento e realizar atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades com pessoas que moram na rua, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos ...

Como implantar um Centro POP?

Para a definição do local onde será implantado o Centro POP, o gestor deve considerar as especificidades do território, através da implantação das Unidades em lugar de fácil acesso, maior concentração e trânsito das pessoas em situação de rua na localidade.

Como foi criado o Centro POP?

Em 25 de outubro de 2006, foi instituído, por Decreto Presidencial, o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), coordenado pelo MDS, com a finalidade de elaborar estudos e apresentar propostas de políticas públicas para a inclusão social da população em situ- ação de rua.

O que é um Centro Dia para idosos?

O Centro Dia é uma unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. Busca-se evitar o isolamento social, o abandono e a necessidade de acolhimento.

Qual a principal característica dos Centros dias para idosos?

Entre as diversas modalidades de atendimento previstas na Política Nacional de Assistência Social e na Política Nacional do Idoso, o Centro Dia caracteriza-se como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes ...

Quem cuida dos direitos dos moradores de rua?

Art. 78 A União, estados e o Distrito Federal devem apoiar a criação e financiar as ações de Centros de Defesa dos Direitos Humanos da População em situação de Rua, com atuação articulada com o sistema de justiça.

Qual a diferença entre morador de rua e pessoa em situação de rua?

Pessoas em situação de rua são indivíduos que passam as noites dormindo nas ruas, nas praças, embaixo de viadutos e pontes. ... Já a denominação “moradores de rua”, se dá para grupos de pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões.

Qual a população alvo do serviço social?

"O assistente social lida com trabalhadores em empresas ou com desempregados e excluídos da sociedade", explica Rosalina. O público-alvo do atendimento, segundo ela, pode ser idoso, criança, mulheres (gênero), famílias e deficientes.

Quem faz abordagem de rua?

A Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua é um serviço referenciado ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS com a finalidade de assegurar atendimento especializado para apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de ...

Qual o objetivo do serviço especializado em abordagem social?

O Serviço Especializado em Abordagem Social tem como objetivo assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.