Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância. O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé.
O atletismo na escola deve ser caracterizado inicialmente como um pré-atletismo, onde através de atividades que contemplem os gestos motores básicos do ser humano, como correr, saltar, lançar e arremessar possa caracterizar esta fase inicial de inclusão do atletismo no ambiente escolar.
O atletismo é de suma importância para o desenvolvimento humano como um todo, além de ser a modalidade esportiva mais antiga já praticada pelo homem, são desenvolvidas nessa prática noções básicas de espaço e locomoção, como caminhar, correr, saltar, tendo assim, um amplo domínio sobre seu próprio corpo auxiliando no ...
As provas de atletismo podem ser realizadas por atletas infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos e, normalmente, decorrem em estádios ou em espaços ao ar livre.
corrida de pista, corrida com obstáculos ,corrida de meio fundo, corrida de fundo ,corrida de revezamento e a maratona !
As provas de revezamento são duas para ambos os gêneros: 4x100 metros e 4x400 metros. São realizadas entre equipes, cada qual com 4 atletas. A regra é: cada um desses atletas faz ¼ da prova. Ao fim do seu percurso, o atleta entrega um bastão para o atleta seguinte.
Cada equipe é composta por quatro integrantes. São três as modalidades de revezamento medley comumente praticadas: o revezamento medley por distância, o revezamento medley por velocidade e o revezamento sueco. Nenhuma delas faz parte dos campeonatos mundiais de atletismo.
As corridas de revezamento são provas disputadas por grupos, cada um composto por quatro atletas. Cada atleta corre um quarto da prova (4X100m ou 4X400m) e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, Este bastão, um tubo liso e oco de madeira ou metal, deve ser seguro durante todo o percurso.
As técnicas mais utilizadas são: Francês, Alemão, Passagem visual e Passagem não visual.
O atleta que entrega o bastão segura-o na mão esquerda, enquanto o segundo corredor recebe-o com a mão direita. Desta forma, o segundo corredor não precisa passar o bastão para a mão direita a fim de entregá-lo ao corredor seguinte. Assim o corredor tem mais segurança e não deixa cair o bastão.
provas: corrida de 100m com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 20m, corrida de 80m. sete provas que são: 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros, salto em distância, lançamento de dardo e 800 metros.
A passagem de bastão ascendente é feita se colocando o braço para trás semi-flexionado e esperando que o bastão venha baixo para cima. ... A passagem de bastão descendente é feita se colocando o braço para trás semi-flexionado de cima para baixo e exige uma voz de comando do parceiro que venha em corrida.
A passagem do bastão deve ocorrer no interior da zona de troca. Uma área de 20 metros de comprimento. Existe à zona opcional de (10 metros). Existe uma zona de referência ou Handcap, é ponto que o atleta receptor começa a correr.
Apoiar mão no quadril pela ponta dos dedos, palma da mão para cima, polegar aberto e cotovelo projetado para frente. 2 - Processo não visual Francês. Braços estendidos para trás, com torção da mão para fora, palma para cima, polegar aberto ( colocação de atletas ).
Em vendas, a passagem de bastão é o momento em que um dos profissionais de vendas passa o lead/cliente para a próxima etapa do processo comercial, que envolve outro profissional.