Um dos mais nobres cortes bovinos, o lombo (ou filé-mignon) é conhecido pela sua maciez e por estar presente em pratos especiais. O corte fica na parte superior traseira do boi e é protegido por outras partes carnudas.
O Lombinho é o nome comumente usado para se referir ao lombo suíno. Porém, os consumidores também se referem ao lombo cozido, defumado e fatiado, usado nas tábuas de frios, sanduíches e pizzas, com o lombinho.
O lombo tipo canadense é uma versão brasileira do back bacon, um produto popular no Canadá, preparado com um corte que envolve partes da barriga e do lombo de porco.
Na copa utilizamos a sobrepaleta, que, como podemos ver na foto, tem um pouco de gordura entremeada a carne, deixando o produto com maior maciez e um tempo de cura também maior. No lombo defumado, utilizamos o próprio lombo suíno, que tem um percentual de gordura menor que a sobrepaleta, e uma cura mais rápida.
A carne de porco é mais macia do que a de boi. As partes mais conhecidas são o pernil, o lombo, a bisteca, o toucinho (usado para fazer torresmo) e o pé (que vai na feijoada).
Churrasco suíno: conheça os cinco melhores cortes
lombo de porco
Seu corte mais magro, o lombo, é equivalente ao filé mignon bovino nesses quesitos e fica abaixo da sobrecoxa de frango, por exemplo.
A carne de porco adequada para consumo deve ter tons que variam entre o vermelho escuro e o rosado (cor rosa pálida), mais clara do que a carne da vaca; A carne deve estar compacta, firme e lisa ao toque (sem nódulos ou 'bolinhas');
Então, a costela é a melhor opção para preparar carne de porco. Ela pode ser preparada tanto na grelha, quanto no forno enrolada no papel alumínio. Seu sabor é super marcante e pode ser uma ótima pedida para o final de semana, acompanhada de um delicioso molho barbecue.
A carne suína é tida como uma das mais saudáveis disponíveis na nossa alimentação, de acordo com especialistas em saúde e alimentação. Ela tem menor teor de gorduras do que a carne de boi, mantendo características como o volume de proteínas, vitaminas do complexo B e ferro em sua composição.
Carnes vermelhas mais magras Entre os cortes menos calóricos de carne vermelha, destacam-se o patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão mole e coxão duro.