Interruptor paralelo Também conhecida como Three Way, esse tipo de instalação é um pouco mais complexa. É possível acender ou apagar as lâmpadas por meio de interruptores diferentes, já que eles são conectados em paralelo. ... Os outros terminais devem ser conectados ao terminal correspondente no outro interruptor.
O interruptor intermediário, também conhecido como four way é utilizado para ampliar o número de interruptores em um circuito paralelo. Ou seja, com ele é possível utilizar três, quatro, ou mais interruptores para ligar ou desligar uma mesma lâmpada!
Devemos ligar um cabo do borne superior do interruptor 1 ao borne “A” do interruptor intermediário, em seguida ligamos um cabo do borne inferior do interruptor 1 ao borne “C” do interruptor intermediário, como mostra a imagem abaixo. Segundo passo para instalar interruptor four way.
Passo 1: Ligação do fio cabo neutro no receptáculo. Segundo passo é ligue o cabo de fase no borne central do interruptor 1. Passo 2: ligação do cabo de fase no interruptor 1. Terceiro passo: é ligar o cabo 1 no borne superior do interruptor 1 e a outra ponta do cabo no borne superior do interruptor 2.
Como Instalar Interruptor de Luz
CONECTANDO A ENERGIA Conectar as mangueiras LED a energia não é nenhum segredo, normalmente existem dois orifícios na extremidade da mangueira que é exatamente onde entra o adaptador para o plugue. Note que o adaptador tem dois pinos, esses devem entrar nos orifícios que você já notou em sua mangueira.
Você pode usar uma fita adesiva para fixar a mangueira na parede ou até pequenos preguinhos. Se faltar imaginação na hora de compor palavras ou desenhos, vale pesquisar por luminárias de neon e tentar reproduzir as formas.
De forma geral, instalar uma fita led é muito simples. Basta conectar a saída da fonte nos terminais da fita led, e plugar a fonte na tomada elétrica. Nenhuma ferramenta é necessária.
A fonte precisa estar ligada ao ponto elétrico e a partir dai o fio alimentará a fita de LED que está na prateleira a ser iluminada. O ideal é que a fonte fique escondida dentro de um armário ou até mesmo atrás de itens de decoração, como livros, sempre em local de fácil acesso para eventual troca.
Como Instalar um Farol de LED no Seu Carro
Preparando a fita Ao longo da fita LED estão às indicações de corte, localize o ponto e corte o mais próximo possível. Importante! Em cada extremidade da fita LED deverá estar visível os terminais para que se já possível realizar a ligação. É indicado soldar essas extremidades para evitar a oxidação.
3ª – Após a compra ser feita, antes de colocar a fita de LED na TV, é necessário realizar a ligação desta fita, e ela funciona da seguinte forma: Conecte o conector p4 na fita de LED, sempre cuidando dos fios, pois o vermelho deve ser ligado no positivo (+) e o preto no fio negativo (-), depois de ligado os fios, ...
Coloque os fios da fita de LED no conector que vem junto do produto com atenção à polaridade deles (é só encaixar e prender os parafusinhos com uma chave de fenda fina). Depois, é só juntar o conector e o plug que vai na tomada para conseguir iluminar o seu ambiente.
Como ela é presa pela fita adesiva, você deve preservar a cola. Limpe o local antes de instalá-la. Caso queira garantir perfeita aderência, utilize os fixadores complementares.
Calcule e corte a seção (somente se você precisar cortar) das fitas de LED que você precisa. Se você vai fazer um corte, lembre-se que por o geral, as fitas de 12 VDC podem ser cortadas a cada 5 cm e a cada 10 cm se forem de 24 VCC. Geralmente é claramente indicado onde a separação pode ser feita.
A fita LED 5050 possui medida de 10 mm de largura e é consideravelmente mais potente em relação ao modelo anterior, pois além de ter LEDs triplos, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm. A fita LED 5050, assim como a fita LED 3528, está disponível em versões RGB, ou seja, coloridas.
Quando a instalação é feita interrompendo o neutro ao invés de interromper a fase no interruptor, essa fase fica ligada direto no receptáculo (bocal) da lâmpada, ocasionando um baixo nível de tensão, fazendo com que ela fique piscando.
Solução simples: insira no mesmo circuito uma lâmpada halogena. A resistência da lâmpada será responsável por "filtrar" a oscilação e mesmo apagada (normalmente é quando elas piscam) você não terá mais o problema. Solução mais sofisticada: procure no mercado resistores específicos para essa função.
LEDs de boa qualidade tem uma vida útil de 50 a 100mil horas (ou seja, 10 anos de uso – se não forem expostos a variações de temperatura e alterações de tensão, por exemplo). Já os LEDs de baixa qualidade, de 20 a 30mil horas.