O que herança transgeracional? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Para Kaës (2001) a transmissão transgeracional implica na inexistência do limite e do espaço subjetivo, permanecendo apenas a exigência do narcisismo. São elementos que se transmitem através dos sujeitos e não entre eles, perpetuando segredos e lutos que dificultam a transformação e a simbolização.
O que significa a palavra transgeracional?
Que compreende, que acontece em ou que diz respeito a várias gerações (ex.: efeito trangeracional).
Qual é o trauma transgeracional?
O trauma transgeracional é um impacto, uma transferência em que a dor emocional , física ou social sofrida por uma pessoa em um dado momento é transmitida às novas gerações de maneiras que vão muito além do simples comportamento aprendido. ... Seu desenvolvimento pode ser inibido por doença física ou trauma “.
O que é Terapia Transgeracional?
A terapia Transgeracional é uma abordagem psicoterapêutica que ajuda pessoas a encontrar a liberdade para ser o que são. Como humanos, herdamos um inconsciente coletivo que se expressa através de sonhos e imaginações, contando histórias e não analisando fatos.
O que é transmissão transgeracional?
Em contrapartida, a transmissão psíquica transgeracional, ainda de acordo com Granjon (2000), é a que possui os aspectos traumáticos, patológicos e sintomáticos de um processo de transmissão bruto, que não possibilita transformações.
O que é herança psíquica?
A herança psíquica é, por assim dizer, uma espécie de rascunho através do qual uma nova história vai ser criada. Esta é a ação positiva da herança, no sentido de ser algo subjetivante.
Qual a diferença entre intergeracional e transgeracional?
A transmissão geracional tem duas modalidades – a intergeracional, transmitida pela geração mais próxima, pelos pais, na qual o material pode ser transformado e metabolizado, ou ainda comprometido e transmitido à próxima geração; e a transgeracional, em que o material psíquico da herança genealógica é inconsciente e ...
O que é transmissão psíquica intergeracional?
A transmissão psíquica intergeracional é entendida como um trabalho de ligações e de transformações, no qual a passagem de uma geração à outra é acompanhada por uma modificação daquilo que é transmitido.
Qual a diferença entre a transmissão psíquica transgeracional e a transmissão psíquica intergeracional?
De acordo com Ruiz Correa (2000), a diferença entre transmissão psíquica transgeracional e intergeracional é que na primeira se transmite o que não foi transformado, nem elaborado e tampouco simbolizado, enquanto a intergeracional se caracteriza por ser um material transmitido e transformado entre gerações mais ...
O que é transmissão psíquica?
A transmissão psíquica é um processo inconsciente, ocorre em nível não-verbal, no qual o sujeito está inserido e alienado numa cadeia genealógica de significantes.
O que é transmissão psíquica transgeracional?
Em contrapartida, a transmissão psíquica transgeracional, ainda de acordo com Granjon (2000), é a que possui os aspectos traumáticos, patológicos e sintomáticos de um processo de transmissão bruto, que não possibilita transformações.
O que é transmissão geracional?
Transmissão geracional segundo a influente psicanalista argentina Sílvia Gomel é um processo de transporte entre uma geração e outra, sustentado na hipótese da continuidade psíquica entre gerações. Essa transmissão não é passiva, pois jamais se recebe o mesmo que se transmite.
O que é transmissão psíquica geracional?
A transmissão psíquica geracional remete à condição de sujeito enquanto herdeiro forçado, beneficiário, mas também pensador e, até mesmo criador daquilo que lhe foi transmitido.
O que significa transmissão psíquica no contexto familiar?
A transmissão psíquica compreende um processo estruturante sobre a herança genealógica de uma família e ocorre em nível inconsciente, na maior parte das vezes, transitando no espaço intrapsíquico e intersubjetivo.