O termo hapteno, proposto por Landestiner em 1920, é designado a toda espécie molecular não imunogênica ao receptor, que se combina com uma macromolécula imunogênica carregadora ("carrier") sendo capaz de licitar uma resposta imune específica no hospedeiro.
- ELISA Direto Quando o antígeno/alvo está ligado na placa, e um anticorpo (AC) primário já conjugado com um emissor de cor ou fluorescência é colocado diretamente sobre o alvo. A sensibilidade deste tipo de ELISA é a mais baixa e quase não é usado.
ELISA indireto: O antígeno é imobilizado na placa, é uma detecção em 2 passos. Primeiro um anticorpo primário é ligado ao antígeno específico depois é adicionado um segundo anticorpo ligado à uma enzima que se liga ao anticorpo primário.
O método utilizado para realizar o teste baseia-se na interação antígeno-anticorpo. Geralmente, o ELISA é realizado em placas com 96 poços, onde são ligados antígenos, diretamente, ou indiretamente, por meio de um anticorpo já selecionado e ligado ao poço.
A diferença do Teste Rápido para o Teste Elisa está no tempo de espera do resultado. “O resultado do Teste Rápido fica pronto em 30 minutos e o Elisa entre 10 a 15 dias. Além disso, o teste rápido é feito através de uma picadinha no dedo.
Significado de Conjugado adjetivo Junto, ligado, emparelhado. Folhas conjugadas, as compostas, cujos folíolos estão dispostos aos pares de ambos os lados do pecíolo. Mecânica Diz-se de duas peças ou mecanismos que concorrem para uma ação comum.
Immune system. O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa.
Epitopo ou determinante antigênico é a menor porção de antígeno com potencial de gerar a resposta imune. É a área da molécula do antígeno que se liga aos receptores celulares e aos anticorpos. É o sítio de ligação específico que é reconhecido por um anticorpo ou por um receptor de superfície de um linfócito T (TCR).
Sua manifestação é desencadeada de forma irregular, quando o organismo entra em contato com algum agente externo que funciona como alérgeno ou irritante. O início de reação é, geralmente, progressivo e pode durar em média até sete a dez dias, em caso de crise de asma quando adequadamente tratada.
Os corticoides podem ser empregadas, mas apenas por períodos breves, durante crises graves. O tratamento para a urticária crônica espontânea é um pouco diferente. Damos anti-histamínicos até quatro vezes ao dia. Entre a quase metade de pacientes resistentes a esse remédio, utilizamos o omalizumabe.