As funções oxigenadas são um grupo de compostos que possuem átomo de oxigênio ligado diretamente à cadeia carbônica.
De acordo com a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), os álcoois são nomeados de maneira similar aos hidrocarbonetos, substituindo o sufixo -o por -ol. Deve-se começar a contagem dos carbonos partindo da extremidade da cadeia mais próxima ao grupo -OH e também indicar, de acordo com o número do carbono, a posição do grupo álcool presente. No caso dos di ou poliálcoois, nomeia-se a cadeia carbônica como se fosse um hidrocarboneto e adiciona-se ao final das posições dos grupos OH seguido da terminação (di, tri, etc.) ol.
A nomenclatura do éster é formada por um prefixo, que indica o número de carbonos do radical da extremidade que não possui o oxigênio (o carbono da C=O entra na contagem) + um intermediário que indica o tipo da ligação química existente nesse radical + sufixo -oato de, que é característico dos ésteres + o mesmo para o segundo radical + sufixo -ila.
São constituintes do grupo dos éteres as moléculas onde um átomo de Oxigênio se encontra ligado entre duas cadeias carbônicas. Da mesma maneira que as cetonas, os éteres podem ser simétricos quando as duas cadeias substituintes forem iguais ou assimétricos, quando forem diferentes.
Essa função oxigenada, provavelmente, é a mais fácil de reconhecer no dia a dia. Por analogia, logo você deve ter lembrado do removedor de esmalte das unhas, a acetona. Sua denominação científica é propanona e ela também está presente em solventes de tintas e vernizes.
A primeira delas consiste em dividir os radicais que fazem parte do éter em mais simples (menor número de carbonos) e mais complexo (maior número de C). Sendo assim, o nome do éter segue a estrutura:
O éter comum (etóxietano) era usualmente utilizado como anestésico em cirurgias, mas, devido a sua toxicidade, deixou de ser empregado. Hoje em dia, a maioria dos éteres são utilizados como solventes inertes em reações químicas ou para extrair outras substâncias de produtos naturais.
As diferentes funções oxigenadas são caracterizadas por um arranjo estrutural específico de átomos, denominado grupo funcional.
O Blog do Enem tem Apostilas Enem Gratuitas, Notas de Corte no Sisu, Critérios para Financiamentos pelo Fies, para Bolsas de Estudo pelo Prouni e pelo Pronatec, e ainda traz Dicas sobre o que mais cai nas provas e na Redação do Enem e no Vestibular.
Em química orgânica, o oxigênio é o terceiro elemento mais comum, depois do Carbono e do Hidrogênio. As funções orgânicas que são constituídas de oxigênio são chamadas de funções oxigenadas. Elas podem ser divididas em Álcoois, Aldeídos, Cetonas, Ésteres, Éteres, Ácidos Carboxílicos e Fenóis. A seguir, veremos como é caracterizado cada uma dessas funções.
Uma outra classificação pode ser feita de acordo com o tipo e quantidade de carbonos presentes na ligação, sendo primários aqueles ligados a apenas um átomo de carbono; secundário quando se ligam a dois átomos ou terciário quando se ligam a três.
* Éteres: são compostos orgânicos em que o oxigênio está diretamente ligado a duas cadeias carbônicas (ou seja, a dois grupos alquila ou arila, R-O-R). Veja alguns exemplos de éteres:
Os ésteres são substâncias que possuem odores e sabores característicos. Por conta disso, são muito utilizadas em indústria alimentícia para flavorizar balas, gomas de mascar, refrigerantes, entre outros alimentos.
São formados por carboxila, que quase sempre contam com um cheiro desagradável. Sua classificação pode ser alifática, quando a cadeia é aberta, ou aromática, quando possui anel aromático.
Os álcoois são divididos de acordo com a quantidade de hidroxilas, ou grupos álcoois, presentes na molécula. Um grupo álcool caracteriza um monoálcool. Quando há duas hidroxilas é chamado de diálcool. Três ou mais é denominado poliálcool.
O próximo grupo de funções oxigenadas a ser estudado são as cetonas. Esse componente é formado por átomos de carbono unidos em uma ligação dupla com oxigênio, ou seja, uma carbonila.
2. [FM Petrópolis RJ]
O Propionato de Drostanolona é um esteroide, também conhecido pelo nome comercial Masteron, preferido entre os fisiculturistas, por apresentar uma série de vantagens sobre outras drogas sintéticas.
As cetonas são constituídas de uma carbonila (C=O) secundária, ou seja, ligada a dois ligantes orgânicos (R1 e R2). Estes dois grupos podem ser idênticos, formando uma cetona simples (ou simétrica), ou diferentes, formando uma cetona mista (ou assimétrica). R1 e R2 podem ainda estar unidos entre si, fazendo com que a cetona seja cíclica.
1 – Met (referente ao mais simples) + oxi (referente aos éteres) + et (referente ao mais complexo) + an (ligações simples) + o (mesma terminação de hidrocarbonetos) = metóxietano
A hidroxila é o grupo funcional formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio. Por sua vez, a carbonila é constituída de um átomo de carbono e um de oxigênio, unidos por uma ligação dupla, enquanto a carboxila conta com tudo isso e também está ligada a uma hidroxila.
Sendo assim, podemos citar como exemplo mais comum usado em nosso cotidiano o álcool etílico (etanol), utilizado no combustível e em bebidas alcoólicas, e o álcool metílico (metanol), utilizado como solvente em reações químicas, limpeza e esterilização.
Por fim, o último grupo das funções oxigenadas é composto pelos ácidos carboxílicos. Conforme o nome, eles possuem uma característica ácida, sendo conhecidos como oxiácidos.
Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios. ... A criação de uma substância orgânica a partir de um composto inorgânico foi responsável por uma nova divisão na Química.
A Química Orgânica estuda a composição e as propriedades dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico.
O nome dos compostos orgânicos é constituído de três partes, de acordo com o sistema de nomenclatura da IUPAC: prefixo (composto principal), infixo (ligações simples, duplas ou triplas) e sufixo (função orgânica).
Isso porque a única diferença entre eles é que os ésteres têm um radical carbônico, enquanto os ácidos carboxílicos têm hidrogênio. Esses compostos orgânicos só conseguem ser dissolvidos em álcool, éter e clorofórmio.
As funções oxigenadas estão entre as mais importantes funções orgânicas. Na química orgânica, existem milhões de compostos. Alguns possuem a mesma estrutura, ou melhor, o mesmo grupo funcional; por isso, pertencem à mesma função orgânica, consequentemente tendo comportamentos parecidos.
As funções oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster. As funções oxigenadas abrangem compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Depois do carbono e do hidrogênio, o oxigênio é o elemento químico de maior presença nos compostos orgânicos. Muitos compostos oxigenados têm importância biológica como, por exemplo: o açúcar comum (C12h32O11), o amido (C6H10O5)n, a glicerina (C3H8O3), o colesterol (C27H46O) etc.
As funções nitrogenadas são compostos orgânicos que, além do carbono e hidrogênio, possuem na composição átomos de nitrogênio. Em casos específicos, ainda podem ter oxigênio. Essas funções são classificadas em diferentes formas, sendo as principais: aminas, amidas, isonitrilos, nitrilas e nitrocompostos.
Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).
As cetonas são encontradas na natureza em flores e frutos. Em geral, são líquidos de odor agradável. Muitas cetonas artificiais e naturais são usadas como perfumes e alimentos. Algumas são substâncias medicinais, como os compostos cetônicos da urina.
dimetil-cetona
Existe uma nomenclatura usual em que o grupo carbonila é denominado cetona, e seus ligantes são considerados radicais. As cetonas podem ser obtidas em laboratório através de ozonólise de alcenos, hidratação de alcinos, método de Piria, síntese de Friedel-Crafts e mais comumente, pela oxidação de álcoois secundários.
Etoxipropano
Qual é a nomenclatura oficial do composto a seguir:H3C — C — C — CH — CH3 a) 2-metilpentan-3,4-diona.
A nomenclatura correta do composto da fórmula seguinte é: a) 3-4-dimetil-hexan-5-ona.
Resposta: a) Grupo funcional: cetona. Explicação: ... O grupo de cetona tem um O2 ligado ao um cabono secundario (o C do meio) com uma dupla ligação.