EQST

O Que Fisiopatologia Da Hansenase?

O que é fisiopatologia da hanseníase?

Fisiopatologia A hanseníase tem como principal via de inoculação a mucosa das vias aéreas superiores. Em alguns casos, soluções de continuidade na pele podem ser via de ingresso do bacilo.

Quais são as fases da hanseníase?

Na hanseníase dimorfa as lesões tornam-se avermelhadas e os nervos inflamados e doloridos. Na forma virchowiana surge o eritema nodoso hansênico: lesões nodulares, endurecidas e dolorosas nas pernas, braços e face, que se acompanham de febre, mal-estar, queda do estado geral e inflamação de órgãos internos.

Como é classificada a hanseníase?

Podemos classificar a doença em hanseníase paucibacilar, com poucos ou nenhum bacilo nos exames, ou multibacilar, com muitos bacilos. A forma multibacilar não tratada possui potencial de transmissão.

Qual o diagnóstico da hanseníase?

O diagnóstico de caso de hanseníase é realizado por meio do exame físico geral e dermatoneurológico para identificar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas.

O que é a fisiopatologia da tuberculose?

Fisiopatologia. A resposta imune do hospedeiro elimina o agente; O sistema imune do hospedeiro não controla a replicação do bacilo, causando a tuberculose; O sistema imune do hospedeiro consegue conter o bacilo em granuloma, de forma latente.

O que é a poliquimioterapia?

Poliquimioterapia é o uso de várias drogas para tratamento de uma doença. Preferível ao péssimo termo "coquetail" que, aliás, vem do inglês e quer dizer rabo de galo(cocktail).

Quais o sintomas e fases da hanseníase?

Sintomas de Hanseníase
  • Fisgadas ou dormência nas extremidades.
  • Manchas brancas ou avermelhadas na pele.
  • Perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato.
  • Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor.
  • Nódulos e placas em qualquer local do corpo.

O que caracteriza a hanseníase?

Caracteriza-se, geralmente, por mostrar várias manchas de pele avermelhadas ou esbranquiçadas, com bordas elevadas, mal delimitadas na periferia, ou por múltiplas lesões bem delimitadas semelhantes à lesão tuberculóide, porém a borda externa é es- maecida (pouco definida).

Quais exames para hanseníase?

O diagnósticos de Hanseníase é feito pelo exame clínico dermatológico e é auxiliado pela eletroneuromiografia (no caso de hanseniase com acometimento dos nervos) e pela análise no microscópio da biopsia de pele.

Como fazer o teste de sensibilidade para hanseníase?

Encostar a ponta da agulha de insulina nas lesões de pele com uma leve pressão, tendo o cuidado de não perfurar a pele da criança, nem provocar sangramento. Perguntar de forma lúdica o que ela sente. Se não houver resposta de retirada ou expressão de dor, há perda de sensibilidade, e o teste é considerado alterado [2].

Qual é a fisiopatologia da pneumonia?

A fisiopatologia das pneumonias se resumem basicamente na infecção pulmonar após um agente infeccioso ter vencido as barreiras de defesa do hospedeiro, são elas: a filtração aerodinâmica, mucosa e epitélio da naso e orofaringe, depuração mucociliar, tosse, componentes celulares e funcionais do ambiente alveolar, ...

O que é que causa a tuberculose?

A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. A forma extrapulmonar, que acomete outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas que vivem com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Qual é a forma de eliminar a hanseníase?

A poliquimioterapia (PQT) cura a hanseníase, interrompe a transmissão e previne as deformidades. Está disponível gratuitamente em todos os postos, centros de saúde e unidades de saúde da família. A hanseníase pode ser facilmente curada com PQT.

São efeitos adversos das drogas da poliquimioterapia são?

Os mais importantes efeitos colaterais dessa droga são a hiperpigmentação cutânea, a ictiose e a síndrome do intestino delgado.

O que a hanseníase afeta?

Também conhecida como lepra ou mal de Lázaro, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.