– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
"O ideal é ingerirmos bastante alimentos que contenham Betacaroteno e Licoteno uma semana antes de tomar sol", diz. Alguns dos alimentos que possuem essa formação são: manga, mamão, cenoura, abóbora, pimentão. Outros alimentos com tons fortes como beterraba e pitaya são uma boa pedida.
A redução da exposição da pele ao sol também irá ajudar a reduzir os casos de hiperpigmentação. Tente não se ficar ao sol durante as horas de exposição mais intensas e use vestuário protector, incluindo chapéu e óculos-de-sol sempre que for possível.
Hiperpigmentação é o escurecimento da pele por aumento da produção da melanina. Pode ocorrer em toda a pele, como no caso do bronzeamento pelo sol, ou apenas em parte dela e até nas unhas. Isso resulta em manchas que variam de castanho claro ao preto, e que também podem variar em tamanho e forma.
As manchas escuras na pele são resultado de um processo de hiperpigmentação, no qual há um aumento na produção de melanina, impulsionado, entre outros fatores, pela exposição sem proteção ao sol.
Conforme especialistas, o surgimento desse anel escuro em volta do pescoço – bem como em todo o corpo -, está associado à alteração do metabolismo da insulina. No diabetes tipo 2, a pessoa ainda produz a insulina, mas o organismo não consegue reagir como deveria a ela.
O bicarbonato de sódio é um dos mais poderosos esfoliantes naturais, sendo capaz de clarear e, até, eliminar vários tipos de manchas escuras da pele. Como fazer: misture 2 colheres de bicarbonato com 1 colher de água até obter uma pasta. Depois, aplique no pescoço ou na região afetada e deixe por 20 minutos.
Mancha marrom na pele Dentre as manchas marrons que podem surgir na pele, elas podem ser: Melanose solar. Hiperpigmentação pós inflamatória. Melasma.
As manchas de pele podem ser causadas por uma série de fatores externos, como exposição inadequada ao sol , envelhecimento precoce e falta de cuidados com a pele, mas também podem ter causas hormonais e genéticas.