EQST

O Que Esplenica?

O que é Esplenica?

Na anatomia, a veia esplênica ou veia esplénica (no passado chamada de veia lienal) é um vaso sanguíneo que drena sangue do baço. Se une com a veia mesentérica superior, para formar a veia porta e segue um curso superior ao pâncreas, próximo de sua artéria, a artéria esplênica.

O que é uma artéria esplênica?

A artéria esplênica origina-se no tronco celíaco (responsável por vascularizar muitos órgãos abdominais, pois além da artéria esplênica, a artéria hepática e a gástrica esquerda também se originam deste mesmo tronco).

O que é ruptura Esplenica?

A ruptura esplênica espontânea é uma condição rara e se refere à ruptura do baço sem associação com história de trauma. Ocorre mais frequentemente em um baço previamente acometido por uma condição de base, podendo também acontecer em baços sem alterações prévias.

Onde se localiza a artéria esplênica?

A artéria esplênica ou esplénica ou lienal origina-se no tronco celíaco e segue um trajeto sinuoso, posterior à bolsa omental.

O que são alterações Esplenicas?

Existem dois tipos de alterações esplénicas: o baço aumentado de volume e a ruptura do baço. A esplenomegalia, ou aumento do tamanho do baço, ocorre com frequência como resultado de outras alterações clínicas. A ruptura do baço é um problema extremamente grave que exige cuidados médicos de emergência.

Qual a função da artéria Esplênica?

Artéria que nasce no tronco celíaco e que vai irrigar o baço, o pâncreas, a grande curvatura e a porção esquerda do estômago e o omento.

Como tratar aneurisma de artéria Esplênica?

Historicamente, o tratamento do aneurisma da artéria esplênica tem sido a ligadura cirúrgica da artéria esplênica, a ligadura do aneurisma ou a aneurismectomia, com ou sem esplenectomia, dependendo do local do aneurisma. Existem outras técnicas intervencionistas percutâneas.

Quais os sintomas da ruptura do baço?

O principal sintoma de ruptura do baço é a dor do lado esquerdo do abdômen, que normalmente vem acompanhada de aumento da sensibilidade da região e que pode irradiar para o ombro. Além disso, é possível que seja verificada queda da pressão arterial, tonturas, confusão mental e desmaio quando há hemorragia grave.

O que é ruptura do fígado?

A ruptura hepática é uma complicação rara, na gestação ou fora dela, ocorrendo principalmente associada à eclampsia. O mecanismo da lesão hepática não é bem conhecido, sabendo-se que ocorre depósito de fibrina nos sinusoides hepáticos, necrose hemorrágica, esteatose hepática em grau variável e ruptura de figado.

Onde se localiza a artéria mesentérica?

A artéria mesentérica superior é responsável pela irrigação sanguínea de parte do pâncreas, todo o intestino delgado (exceto parte do duodeno), e de parte do intestino grosso. Origina-se da aorta abdominal, abaixo da origem do tronco celíaco.

O que pode ser dor do lado esquerdo abaixo da costela?

A dor do lado esquerdo abaixo da costela normalmente está relacionada com infecção, inflamação ou ferida em algum órgão localizado do lado esquerdo do corpo como coração, baço, estômago, pâncreas, pulmão e rim esquerdo, causando algumas doenças benignas e que têm tratamento, como costocondrite, gastrite ou pedra nos ...

O que é aneurisma da artéria Esplenica?

Aneurisma esplénico ou aneurisma da artéria esplénica consiste na dilatação da artéria que irriga o baço. O baço é um órgão linfoide que se localiza no abdómen (barriga).

O que é aneurisma de artéria Esplênica?

Aneurisma de artéria esplênica (AAE) é o terceiro tipo mais comum de aneurisma intra-abdominal. São em geral assintomáticos, sendo que em 25% dos casos os sintomas ocorrem somente após ruptura, levando a mortalidade de 8,5%.

É perigoso machucar o baço?

Quando se rompe, o baço pode derramar uma grande quantidade de sangue no abdômen. Se esse sangue derramado for volumoso e ocorrer de forma aguda, ele causa intensa dor abdominal e, como reflexo, a musculatura abdominal se contrai e se torna tensa.