De acordo com a etimologia, enaltecer tem origem no substantivo "alto". Enaltecer alguma coisa ou pessoa é fazer-lhe um elogio, reconhecendo as suas virtudes. Alguns sinônimos de enaltecer são: elevar, levantar, engrandecer, exaltar. Quanto aos antônimos, temos: depreciar, rebaixar, arrasar, degradar.
verbo transitivo direto Fazer ficar mais alto; elevado. [Figurado] Tornar grandioso; exaltar: a caridade enaltece a alma.
enaltecerenaltecer | v....e·nal·te·cer |ê|
Integração é o ato de tornar inteiro (na íntegra), completar, inteirar. É usado mais em um sentido metafórico de juntar partes para formar um todo coeso, isto é: integrado.
Tornar brando, suavizar, afrouxar, mitigar.
A integração na empresa é um processo realizado pelas organizações para inserir os novos funcionários no ambiente de trabalho e também para engajar os colaboradores antigos a buscarem a qualidade em todos os procedimentos.
TARIFAS
No Brasil, a integração nacional é da responsabilidade do Ministério da Integração Nacional (MI), que foi criado em 1999 para gerir programas e projetos de integração regional, desenvolvimento urbano, relação com estados e municípios, irrigação e defesa civil.
Integrar é tornar inteiro, completar. Integrar um novo funcionário dentro da empresa é inteirá-lo sobre a cultura, valores, ao ambiente, evidenciando informações importantes para esse novo colaborador, bem como o próprio treinamento na função para o qual foi contratado.
integraçao mundial nada mais é um processo que possibilita a integraçao entre paises e cidadaos de todo planeta.
PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO NACIONAL (PIN) Programa governamental instituído pelo Decreto-Lei nº 1.
O Programa de Integração Nacional (PIN) foi um projeto criado durante o governo presidencial do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) que tinha por principal objetivo a ocupação de terras na região Amazônica por meio da imigração de contingentes populacionais da região Nordeste.
É criada com a finalidade de planejar, coordenar, promover a execução e controlar a ação federal na Amazônia Legal, tendo em vista o desenvolvimento regional. A SUDAM foi instalada em 30 de novembro de 1966.
Resposta. Explicação: formação de redes de comunicação e Transportes entre as diferentes regiões do país intensificando a circulação de capitais, mercadorias e pessoas.
O Programa de Integração Nacional (PIN) foi um projeto criado durante o governo presidencial do general Emílio Garrastazu Médici (1969-1974) que tinha por principal objetivo a ocupação de terras na região Amazônica por meio da imigração de contingentes populacionais da região Nordeste.
Resposta. “integrar, para não entregar” sintetizava a preocupação com as terras inóspitas, sejam aquelas devastadas pela seca e pela aridez, sejam as que a floresta tornava impenetráveis ao homem.
Já o processo de integração diz respeito aos processos de estabelecimento institucional do estado brasileiro na Amazônia, de construção e infraestrutura de conexão com as demais regiões, e da afirmação de uma relação de subalternidade e dependência comercial e econômica que se desenrolam a partir da segunda metade do ...
Atraídos pelo potencial mineral da Amazônia e as facilidades oferecidas pelo go- verno, os principais empreendimentos produtivos que se instalaram na região ama- zônica, mais especificamente no Estado do Pará, foram estes: a Usina Hidrelétrica de Tucuruí (UHT), sobre o rio Tocantins; o da Mineração Rio do Norte (MRN), ...
Graças ao Tratado de Madri, de 1750, Alexandre de Gusmão, o barão do Rio Branco do século XVIII, assegurou à Coroa portuguesa e ao que se tornaria o Brasil vastos territórios ao sul do país e sobretudo na Amazônia.
Resposta. Resposta: correu o avanço das fronteiras agrícolas e a doação de glebas de terra para colonos, além de incentivos financeiros. Em 1967, foi criada a SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) e a SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
A economia amazonense é diversificada, composta por polos agropecuários, indústrias (alimentos, bebidas, construção civil, eletroeletrônicos, duas rodas, naval, mecânica, siderúrgica, petroquímica, plástica e termoplástica), bem como o setor terciário (comércio, comunicação, transportes, turismo, ecoturismo na Amazônia ...
Durante o século XIX teve início na região Norte o Ciclo da Borracha (1870-1910). ... Com o avanço da industrialização nos países centrais e as descobertas do processo de vulcanização e do pneumático, aumentou a demanda pela borracha, cuja extração, ainda em 1840, começou a prosperar a região.
1960 – Com o intuito de integrar a Amazônia com o resto do País, os militares pregam a unificação do País e a proteção da floresta contra a “internacionalização”. Utilizando um discurso nacionalista, os militares realizam várias obras em infraestrutura para a ocupação da região, a principal é a Transamazônica.
Desde a década de 1970, têm ocorrido vários conflitos entre os seringueiros e os fazendeiros que desmataram a floresta para vender a madeira e implantar projetos agropecuários. ... A sua proposta era a união dos chamados “povos da floresta” (seringueiros, indígenas e população ribeirinha).
Durante a segunda metade do século XX, a região Norte foi integrada ao restante do país através de projetos desenvolvimentistas. ... Surgiram os primeiros projetos de extração de minerais, como na Serra do Navio, no Amapá, onde começou a produção de manganês.