EQST

O Que Diz A CLT Sobre O Trabalho Aos Domingos?

O que diz a CLT sobre o trabalho aos domingos?

“será assegurado a todo empregado um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, o qual, salvo motivo de conveniência pública ou necessidade imperiosa do serviço, deverá coincidir com o domingo, no todo ou em parte”.

Quantos domingos um funcionário pode trabalhar por mês?

Direito a um domingo de folga por mês O Art. 386 da CLT diz que o empregado pode trabalhar no máximo dois domingos seguidos. Ou seja, no mês ele precisa ter ao menos 1 domingo de folga.

Quanto vale um dia de trabalho no domingo?

Por causa desta característica, antes da reforma trabalhista, a lei previa que quando o dia de trabalho coincidisse com o domingo ou um feriado, o colaborador deveria receber o valor do dia em dobro.

Quem trabalha 6 por 1 tem direito ao domingo?

Muitas pessoas imaginam que essa escala consiste em trabalhar aos sábados e folgar aos domingos, mas isso não é uma regra. A única obrigatoriedade é que exista um dia de folga. ... Essa jornada semanal só termina com 6 dias consecutivos trabalhado; Com isso, ele tem o direito de folgar na terça-feira do sétimo dia.

Quantos dias de folga por mês?

Os empregadores concederão uma folga a cada seis dias trabalhados, folgas nos dias de feriados e um descanso semanal coincidente com o domingo, sendo este ultimo uma vez a cada quatro semanas.

Quanto é 100% no domingo?

Para calcular hora extra 100%, a fórmula é ainda mais simples. Afinal, basta dobrar a remuneração em cada hora extra realizada no domingo ou no feriado. Sendo assim, esse mesmo funcionário deve receber R$ 10,00 por cada hora extra trabalhada em um dia que não é considerado útil.

Pode trabalhar 10 horas no domingo?

“A lei só permite que um funcionário trabalhe até 10 horas por dia”, diz Cassar. Assim, empregados que cumprem jornada de 8 horas, podem trabalhar no máximo 10 horas, ou seja, duas horas a mais do que o expediente habitual. ... “Nesse caso a jurisprudência vem tolerando, embora não esteja previsto em lei”, diz Cassar.

Quantas horas extras posso fazer no domingo?

Tanto aos domingos quanto feriados a remuneração pelo trabalho é de hora normal e a jornada de trabalho nesses dias poderá ser acrescida de no máximo duas horas extras. No entanto, há um caso em que o funcionário poderá receber dobrado.

Como funciona as folgas de quem trabalha 6x1?

Já sobre as folgas, reforçando, se seu funcionário atua na escala 6x1, ele deve trabalhar seis dias e folgar um dia. ... A lei garante, para o colaborador que não faltar durante a semana sem motivo justificado e que tenha cumprido integralmente sua jornada de trabalho, o direito ao DSR.

O que é uma escala 6x1?

A escala 6×1 determina que a cada 6 dias de trabalho o colaborador folgue 1, e como é uma escala depende dos dias de sua escalação.

O que diz a CLT sobre folgas?

A Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), especificamente no artigo 473, determina doze situações em que o funcionário pode se ausentar do trabalho, sem comprometer o seu salário e sem prejuízo de desconto em dias trabalhados. Algumas delas são folga para casamento, folga por nascimento do filho(a), etc.

Quem trabalha em padaria tem direito a quantas folgas no mês?

Você deve ter um domingo de folga ao mês que não pode ser descontado de seu salário ou trocado por um dia de folga na semana, e se você trabalha nos feriados tem de ganhar hora extra.

Quem trabalha domingo ganha 100?

Segundo a legislação trabalhista o domingo serve como dia de descanso. Isso significa que o empregador deve conceder o DSR (Descanso Semanal Remunerado) aos domingos. ... Mas mesmo assim nada impede convenções coletivas ou acordos coletivos de fixarem o percentual de hora extra aos domingos e feriados de 100%.

O que quer dizer feriado 100%?

Caso o empregado não tenha direito à folga compensatória, a empresa deverá pagar além do descanso semanal remunerado, a dobra do feriado trabalhado, ou seja, o empregado tem direito a receber (i) o DSR e (ii) o dia trabalhado com um acréscimo de 100%.