Distúrbio ventilatório obstrutivo é definido como uma redução desproporcional do fluxo expiratório máximo com respeito ao volume máximo de ar que o paciente pode deslocar dos pulmões. Distúrbio ventilatório obstrutivo, portanto, é caracterizado por relação VEF1/CVF reduzida.
Distúrbio ventilatório restritivo (leve, moderado ou grave) Distúrbio ventilatório misto (com detecção de anormalidade obstrutiva e restritiva) Exame inespecífico (há presença de anormalidade ventilatória, porém sem elementos para identificar obstrução ou restrição de forma clara).
Doença pulmonar restritiva é um termo usado para descrever uma condição caracterizada por redução do volume pulmonar. Isso pode ser devido a perda da elasticidade dos pulmões ou a um problema com a parede torácica. Os distúrbios pulmonares restritivos mais comuns incluem fibrose pulmonar e doença pulmonar intersticial.
Capacidade vital forçada (FVC) Volume residual (RV) Volume expiratório da reserva (ERV)
O transtorno mental é uma disfunção da atividade cerebral que pode afetar o humor, o comportamento, o raciocínio, a forma de aprendizado e maneira de se comunicar de um indivíduo.
Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.
Veja a seguir as principais características de alguns dos distúrbios de aprendizagem.
Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e ambiente desfavorável. O transtorno específico da aprendizagem é uma condição neurológica (interna) que afeta a aprendizagem e o processamento de informações.
Segundo classificação do MEC, são considerados como transtornos funcionais específicos a dislexia, a disortografia, a disgrafia, a discalculia, o transtorno de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros. (MEC, 2008).