O que defende o filsofo Scrates? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Defendia a verdade e era contrário ao relativismo; Foi acusado de corromper os jovens e negar os deuses; Foi julgado e condenado à morte.
Quantas páginas tem a apologia de Sócrates?
CaracterísticasMais 8 linhas
Como era a vida de Sócrates?
Sócrates nasceu em Atenas, Grécia, no ano de 470 a.C. Filho de um escultor e pedreiro e de uma parteira, da sua infância nada se sabe. Em sua juventude, tomou parte de três campanhas militares. ... Homem feito, Sócrates chamava atenção não só pela sua inteligência, mas também pela estranheza de sua figura e seus hábitos.
Como a filosofia tradicional se configura na obra Apologia de Sócrates?
Na apologia (defesa), Sócrates se recusa a apresentar uma defesa tradicional, isto é, apelativa, emotiva, fortemente enviesada por retórica para simplesmente ser inocentado diante do júri ateniense sob a alegação de não perder a dignidade que lhe resta.
Quais foram as acusações realizadas contra Sócrates?
Sócrates foi acusado de não aceitar os deuses da cidade, introduzindo novos cultos, e também de corromper a juventude: crimes a serem punidos com a morte por meio da ingestão de cicuta.
Quem foi Sócrates onde como e quando ele viveu?
Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, "fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra" Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles).
Qual a tipologia da Apologia de Sócrates?
Do ponto de vista formal, vale notar que a Apologia, dentro da obra platônica, é normalmente tomada como um monólogo dramático, no qual o discurso proferido por Sócrates, apesar de extenso, inserta trechos de diálogos em que o personagem mimetiza as falas de Meleto, um de seus acusadores, recompondo uma conversa ...
Qual o enigma que Meleto propõe a Sócrates?
Usando seu método socrático característico, Sócrates faz Meleto parecer um tolo inarticulado. Ele diz que Sócrates corrompe os jovens, e Sócrates é o único a fazê-lo, mas ele não pode fornecer um motivo para Sócrates fazer tal coisa.
Como Sócrates foi condenado à morte?
Por perturbar a ordem vigente, esse foi o real motivo da condenação e da sentença de Sócrates. Em 399 a.C., o filósofo recebeu o cálice contendo cicuta, o veneno utilizado para sua execução. Ele mesmo bebeu o conteúdo do cálice e, poucos minutos depois, morreu.