Som estridente de alguns instrumentos metálicos de sopro (trombeta, trompa etc.): “[…] sentiu que chegara seu grande irmão Ogum para combater quando um clangor de metais abafou o estrépito da batalha” ( JU ) . ETIMOLOGIA lat clangor.
Compreender, perceber claramente alguma coisa: depreender um sentido metafórico, figurado. ... Deduzir, alcançar a resposta; chegar à compreensão ou à conclusão de: depreendeu seus sinais de tristeza; ela depreendeu das circunstâncias que a filha poderia estar com problemas.
Embora seja comum dizer que INFERIR e DEPREENDER se equivalem (o dicionário Aurélio, por exemplo, mostra essa equivalência), DEPREENDER direciona o leitor para a conclusão do texto a partir do que está explícito. Já INFERIR é a conclusão vinda de ideias que ficam implícitas no texto.
D3 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. Inferir significa realizar um raciocínio com base em informações já conhecidas, a fim de se chegar a informações novas, que não estejam explicitamente marcadas no texto.
Fato é o que acontece realmente. É o ato, a ação do momento. E inferência são as deduções que fazemos dos fatos. São as nossas conclusões.
Trata-se de indivíduos discursivamente produzidos e não de indivíduos de um mundo objetivo. Não se trata de inferir referentes com base em conhecimentos prévios, nem com base na situacionalidade em si, mas sim na relação interativamente construída.
Inferência contextual- Adivinhações/suposições do leitor sobre informações abordadas no texto- Supor o significado da palavra desconhecida pelo contexto (sentença em que ela aparece, ou sentenças anteriores e posteriores...)
Ao ler um texto, as informações podem estar explícitas ou implícitas. ... Inferir é conseguir chegar a conclusões a partir dessas informações. Para encontrar a essência do texto, é preciso partir dos fatos e procurar o sentido que eles querem estabelecer.
Verificado por especialistas. No caso podemos afirmar que a interferência dedutiva diz respeito partir de um caso geral para um caso específico. Já o método indutivo diz respeito partir de um caso específico para deduzir um caso geral.
Esclareça que uma inferência não é um palpite aleatório, mas uma suposição baseada em observações e uma conclusão lógica sobre o que está acontecendo. Explique que eles podem fazer isso com imagens, mostre algumas e peça para eles fazerem inferências. Você também pode descrever inferência como “ler nas entrelinhas”.
a) Que implícito pode-se retirar da fala de Mafalda, no último quadro? ... c) Como esse implícito não vem marcado por um elemento linguístico, trata-se de algo que está subentendido.