Os brinquedos chamados heurísticos proporcionam à criança a possibilidade de explorar objetos simples do dia a dia de forma que possam ter a oportunidade de expandir suas ideias, sua criatividade, suas percepções sobre o mundo e suas sensações. Heurístico vem da palavra grega “eureca”, que significa descoberta.
Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, barra- bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo?, academia ou amarelinha, passarás, rica e pobre, esconde a peia, ...
O brincar heurístico foi desenvolvido tendo como um dos objetivos centrais, libertar a criatividade dos adultos em relação a tarefa de cuidar das crianças, tornando essa atividade muito mais estimulante e prazerosa. ... De acordo com Elinor, o brincar heurístico contribui para o desenvolvimento da habilidade concentração.
Materiais não estruturados são objetos que colocamos à disposição da criança para que elas inventem a sua própria brincadeira: palitos, botões, rolos de papel higiênico, rolha, barbante. Tudo ganha um novo significado dependendo da interação da criança.
Materiais não estruturados são materiais potentes para crianças potentes. O professor pode observar as investigações que a criança faz e a função que ela atribui para cada material e, com base nisso, selecionar novos materiais e novas provocações para que a criança experimente.
A análise heurística é uma espécie de “inspeção” de usabilidade. Consiste em avaliar uma interface para determinar se obedece a princípios pré-determinados – as heurísticas.
Brinquedos não estruturados são materiais simples que permitem às crianças transformar objetos, oportunizando uma experiência nova e enriquecedora da brincadeira.
O brincar com materiais não estruturados possibilita o desenvolvimento da inteligência, a oportunidade da criança explorar suas habilidades criativas e que tem relação com aprendizagens já consolidadas. ... façamos do brincar um meio de criar, aprender e evoluir.