Se o marco 2 estiver exatamente ao norte do marco 1, o azimute 1–2 é 0º (ou 360º) e o seu contra-azimute (ou seja, a direção inversa, o retorno do marco 2 ao marco 1) é o Sul, ou seja, azimute 180º.
Introduzir coordenadas para encontrar um local
Passo a Passo
Ver as coordenadas de um lugar
As coordenadas geográficas servem para descrevermos a localização de qualquer ponto da superfície terrestre. As Coordenadas Geográficas formam um sistema de localização que se estrutura através de linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus.
A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.
A rede geográfica é formada pelo conjunto de linhas imaginárias na direção leste-oeste (meridianos) e na direção norte-sul (paralelos). São semicircunferências de círculos máximos, cujas extremidades são os dois pólos geográficos da Terra.
A longitude, por sua vez, é a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária que, por convenção, separa os hemisférios ocidental e oriental.
Longitude: Também é uma medida de graus, de uma distância de um ponto qualquer da Terra a um meridiano. Eles servem para localizar um lugar em terra firme e também no mar.
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.
Existe uma fórmula para calcular a distância entre dois pontos no espaço, dada por meio de suas coordenadas. Assim sendo, sejam os pontos A = (xA, yA, zA) e B = (xB, yB, zB), a distância entre A e B, denotada por dAB, é dada pela seguinte expressão: Não pare agora...