O que aterramento SPDA? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) tem por objetivo principal evitar a incidência direta de raios na estrutura a ser protegida, através da constituição de pontos preferenciais de incidência para as descargas que eventualmente atingiriam a estrutura na ausência do sistema.
Qual a diferença entre SPDA e aterramento?
O SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) é um sistema composto por vários arranjos. O aterramento é a última e essencial etapa, e é responsável por garantir que toda descarga seja dissipada no solo. ...
Quais os tipos de aterramento SPDA?
Tipos de SPDA mais utilizados
Ponta de Franklin.
Gaiola de Faraday.
Esfera rolante (eletrogeométrico ou esfera fictícia)
15 de out. de 2020
O que é aterramento de serviço?
O serviço de aterramento elétrico SPDA é necessário para evitar que descargas elétricas provindas de raios danifiquem equipamentos e estruturas de empresas e edificações em geral. SPDA é a sigla de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
Qual a função do aterramento em um sistema de Para-raios?
O aterramento para raio é um dispositivo utilizado para a proteção de descargas elétricas, que tem como principal função dirigir o excesso de energia de um raio para um ponto de dissipação.
Quais edificações precisam de SPDA?
edifícios com mais de 30 metros de altura; edificações que têm mais de 1.500 m², sendo que essa regra engloba o comércio e o setor industrial; edificações situadas em áreas com elevado índice de descarga atmosférica; estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
Porque o SPDA não é 100% eficiente?
Porque o SPDA não é 100% eficiente ? Porque nenhum equipamento de segurança é 100% eficiente e também por ser um fenômeno aleatório da natureza. A sua eficiência é medida em função do nível de proteção adotado de acordo com a norma.
O que um SPDA deve proteger?
O SPDA tem a finalidade de reduzir significativamente os efeitos e propagações de descargas atmosféricas. Com isso, é possível evitar acidentes de importante impacto e ônus as organizações, danos maiores à infraestrutura e também protege áreas com produtos inflamáveis em seu raio de proteção.
Quais os tipos de SPDA que existe?
Existem alguns tipos de SPDA e eles podem variar entre simples para-raios feitos de cobre e sofisticados sistemas de para-raios eletrolíticos com reposição ativa de umidade no solo. Os sistemas de proteção contra descargas atmosféricas podem ser feitos de vários materiais diferentes.
Quais os tipos de sistema de aterramento?
Existem diversos tipos de aterramento de acordo com a norma NBR-5410, tais como:
Esquema TN: ...
Esquema TN-S: ...
Esquema TN-C: ...
Esquema TN-C-S. ...
Esquema TT: ...
Esquema IT: ...
Os objetivos para existir o cabo de terra, são:
Qual é a vantagem do aterramento SPDA?
Maior proteção para as pessoas, animais e ambientes; Facilita o funcionamento de dispositivos de proteção, com uma instalação simples e precisa; Capacidade de descarregas as cargas elétricas de carcaças de objetos e equipamentos com eficiência.
Qual é o propósito do Para-raios?
Você sabe qual a função de um pára-raios? ... Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio.
Como saber se precisa de SPDA?
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais: edifícios com mais de 30 metros de altura; ... estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
Quando preciso fazer SPDA?
As instalações de para-raios, tecnicamente conhecido como Sistema de Proteção para Descargas Atmosféricas (SPDA), são obrigatórias em prédios comerciais ou residenciais multifamiliares a partir de 10 metros de altura.
Quando precisa de projeto de SPDA?
O SPDA é obrigatório em estabelecimentos com potência elétrica acima dos 75 KW. Segundo o Corpo de Bombeiros, a instalação desse mecanismo também é necessária nos seguintes locais: edifícios com mais de 30 metros de altura; ... estruturas isoladas que apresentam uma altura superior a 25 metros.
Quais os materiais que compõem o Sistema de proteção atmosférica?
Componentes dos SPDA
Captor: trata-se de um elemento pontiagudo que tem como objetivo interceptar as descargas atmosféricas. ...
Condutores de descida: tem como função elevar a corrente elétrica do captor para a terra. ...
Haste para suporte do captor: Essa haste deve ser de cobre e presa a cobertura, fixada em um isolador.
Mais itens...•18 de mar. de 2013
Qual a importância do uso de SPDA?
O Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas ou para-raios, tem como objetivo minimizar e evitar os efeitos que as descargas atmosféricas causam em ambientes, tanto em relação às pessoas quanto em relação a estruturas.