O que asma brnquica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A asma brônquica é uma doença crônica caracterizada por inflamação da via aérea, hiper- responsividade brônquica e crises de broncoes- pasmo com obstrução reversível ao fluxo aéreo.
Como se manifesta a asma brônquica?
Os sinais e sintomas mais comuns da asma são a falta de ar, o broncoespasmo (caracterizado por um chiado no peito durante a respiração) e a tosse. Muitos pacientes também queixam-se de sensação de peso ou compressão no peito.
Quais as causas da asma Bronquica?
Os fatores ambientais são representados pela exposição à poeira, infecções virais, alérgenos como ácaros, pólen, pelo de animais, fumaça de cigarro, irritantes químicos e poluição ambiental, mudanças climáticas, exercícios físicos vigorosos, estresse emocional e até mesmo alguns tipos de medicamentos.
Como se manifesta uma crise de asma?
As principais características dessa doença pulmonar são dificuldade de respirar, chiado e aperto no peito, respiração curta e rápida. Os sintomas pioram à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas.
Qual o papel dos mediadores inflamatórios na patogênese da asma?
Recentes investigações sobre o papel da inflamação na asma tem focalizado várias citocinas e mediadores inflamatórios na patogênese da doença. Particular interesse tem sido dado ao estudo da interleucina-5 (IL5) devido a sua eminente importância no controle da função do eosinófilo .
Como é um pulmão de um asmático?
O pulmão de uma pessoa asmática é mais sensível, o que faz com que fatores externos, como a poeira, causem falta de ar, o que normalmente não aconteceria em alguém que não tem a doença.
O que a asma causa no pulmão?
A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica (de longa duração), caracterizada pelo fechamento reversível dos brônquios (tubos que ligam a garganta aos pulmões, por onde passa o ar). Como consequência, o paciente apresenta chiado, falta de ar, tosse seca e aperto no peito.
Que perfil de citocinas é desenvolvido na asma?
Estas alterações do comportamento celular são a base para da hipersecreção e hiper-responsividade, que é característico do fenótipo da asma. As citocinas IL-9 e IL-13 são, especialmente, eficazes no direcionamento da diferenciação das células mucosas.