Anedonia é a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos. Também é encontrada na neurastenia e em alguns tipos de esquizofrenias e no transtorno de personalidade esquizóide.
Sintomas da depressão
Por definição, o termo anedonia significa falta ou perda da capacidade de sentir prazer ou satisfazer-se.
Se você muitas vezes é atormentado por dúvidas e sem muita razão se arrepende de coisas que aconteceram há muito tempo, é provável que você esteja mostrando sinais de depressão leve. As pessoas deprimidas geralmente são acompanhadas por uma constante falta de energia e, a partir daí, maior irritabilidade.
Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você está entrando em depressão:
O diagnóstico da depressão é clínico, feito pelo médico após coleta completa da história do paciente e realização de um exame do estado mental. Não existe exames laboratoriais específicos para diagnosticar depressão. Subtipos de Depressão: Distimia: É um quadro mais leve e crônico.
A depressão é tratada principalmente por médicos e psicólogos. No entanto, o ideal é procurar um psiquiatra (médico com foco em transtornos mentais) para que ele diagnostique o problema e sua severidade e, então, recomende os tratamentos mais adequados para cada caso.
O diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais sintomas que incluam obrigatoriamente espírito deprimido ou anedônia, durante pelo menos duas semanas. Depressão é a tristeza quando não acaba mais.
É muito raro o INSS conceder o BPC à pessoas com depressão porque geralmente o quadro depressivo tem controle com medicamento e tratamento adequados, não tornando o indivíduo afetado inapto permanentemente para a vida laborativa.