O que acordo coletivo CLT? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É o acordo que estipula condições de trabalho aplicáveis, no âmbito da empresa ou empresas acordantes, às respectivas relações de trabalho. A celebração dos acordos coletivos de trabalho é facultado aos sindicatos representativos das categorias profissionais, de acordo com o art. 611 § 1º da CLT.
O que é acordo coletivo de trabalho e Convenção Coletiva de trabalho?
A diferença está no fato de que a Convenção se aplica a toda uma categoria de trabalhadores (e, por isso, é negociado entre dois sindicatos, o patronal e o trabalhista) e o Acordo se volta para apenas um dos sindicatos (o dos trabalhadores) e uma empresa ou um grupo de empresas.
Onde encontrar Acordo Coletivo de trabalho?
Acordos Coletivos
1 – Acessar o site do Ministério do Trabalho: www.mte.gov.br;
2 – Clicar em Relações de Trabalho e Registro de Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho (quadro a esquerda);
3 – Clicar em Convenções e Acordos Coletivos via internet – Mediador (quadro a direita - Destaques);
Mais itens...
Qual a diferença entre negociação coletiva convenção coletiva de trabalho e acordo coletivo de trabalho?
Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é um acordo firmado entre a entidade sindical dos trabalhadores e uma determinada empresa. Já a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é um acordo celebrado entre dois sindicatos, ou seja, é um acordo feito entre sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal.
Qual o prazo máximo de vigência de uma convenção coletiva de trabalho?
“Conforme o disposto no artigo 624, § 3°, da CLT, o prazo de vigência das convenções e dos acordos coletivos de trabalho não pode ser superior a dois anos”, observou a relatora do recurso no TST.
Quais são os instrumentos coletivos de trabalho?
Instrumentos coletivos de trabalho são as convenções, acordos e aditivos. As convenções coletivas de trabalho são contratos celebrados entre entidades sindicais, figurando um lado a representação econômica e de outro a representação profissional.