O que acidente com perfurocortante? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os acidentes com materiais perfurocortantes são riscos reais e constantes que podem acontecer em hospitais e clínicas de qualquer lugar do mundo, principalmente em locais que não dispõem de dispositivos de segurança para suas agulhas e seringas.
O que fazer quando se contaminar com perfurocortante?
O primeiro passo que o acidentado deve tomar após a exposição ao material possivelmente contaminado é lavar a região de maneira hiperativa com água e sabão. Em seguida, o profissional deverá reportar o ocorrido ao seu superior imediato explicando exatamente como se procedeu o acidente.
Qual é o acompanhamento que deve ser feito após um acidente com agulhas relacionado com um risco de contaminação?
Limpar a área picada imediatamente após a contaminação, comprimindo o local. Providenciar curativo apenas de proteção local. Comunicar a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e descrever o acidente.
Qual a conduta adequada frente a um acidente ocupacional com material visivelmente sujo de sangue porém sem conhecimento sobre a sua procedência?
»Utilizar avental limpo, não-estéril; »Proteção da roupa; »Proteção contra respingos de sangue e fluidos; »Retirar o mais rápido possível.
Como se caracteriza o material Perfuro-cortante?
Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros. Utilizados por profissionais da área da saúde diariamente, os materiais perfurocortantes são extremamente necessários.
Quais as condutas a serem tomadas diante de um risco biológico acontecer em uma organização?
Como evitar os riscos biológicos em hospitais?
evitar ter contato das mãos com o rosto;
não passar cosméticos, não comer e nem beber na área do laboratório;
usar avental, luvas descartáveis e outros Equipamentos de Proteção Individual necessários.
Quais os modos mais frequentes de contaminação em ordem de importância?
A transmissão é, em ordem de importância: a transmissão pela relação sexual desprotegido (seja relação heterossexual ou homossexua), o compartilhamento de seringas entre usuários de drogas, a transmissão da mãe para o filho na gravidez e o recebimento de uma transfusão com sangue contaminado.
Quais os cuidados pré e Pós-exposição de sangue ao paciente com hepatite B?
Recomenda-se como primeira conduta, após a exposição a material biológico, os cuidados imediatos com a área atingida. Essas medidas incluem a lavagem exaustiva do local exposto com água e sabão nos casos de exposições percutâneas ou cutâneas.
Quais são os procedimentos recomendados após a exposição de aos materiais biológicos?
Os procedimentos recomendados em caso de exposição a material biológico incluem cuidados locais na área exposta, recomendações específicas para imunização contra tétano e, medidas de quimioprofilaxia e acompanhamento sorológico para hepatite e HIV .