EQST

O Que A Sensitizaço Dos Aços Inoxidveis?

O que é a Sensitização dos aços inoxidáveis?

Denomina-se “sensitização” dos aços inoxidáveis à formação de carbonetos complexos de cromo, resultantes da combinação do cromo com o carbono livre existentes nos aços; este fenômeno ocorre quando os aços cromo-níquel, em geral são submetidos a temperaturas entre 4500C e 8500C, por um tempo suficiente, como ...

Como evitar a Sensitização?

Tratamentos térmicos para prevenir a sensitização podem incluir a solubilização, que envolve a dissolução de carbonetos de cromo, ou a estabilização para promover a precipitação de outras formas de carbonetos (principalmente o Titânio, Nióbio e o Vanádio), reduzindo assim o carbono disponível para a precipitação de ...

O que é Sensitizacao?

A sensitização é um fenômeno que os inoxidáveis austeníticos estão sujeitos quando colocados em certas condições de temperatura, ocasionando um dos tipos de corrosão mais danosa que um aço pode-se ter que é a corrosão intergranular.

Como ocorre a corrosão intergranular?

A Corrosão Intergranular em aços inoxidáveis tem origem na precipitação de Carbonetos de Cromo (e também nitretos de Cromo) que ocorre nas regiões de contornos de grão na microestrutura do aço.

Como ocorre e qual a consequência do fenômeno de Sensitização que pode ocorrer nos aços inoxidáveis Austeníticos?

Este processo ocorre devido à formação de carbonetos de cromo, resultante da combinação do cromo com o carbono livre, ocorrendo quando o aço é exposto a temperaturas entre 450 e 850ºC, tornando-o sujeito à corrosão intergranular(1,2).

Como evitar corrosão por frestas?

Para prevenir a corrosão por frestas:
  1. Projeto adequado do equipamento.
  2. Limpeza periódica evitando-se depósitos e incrustações.
  3. Utilizar aços inoxidáveis com pH de depassivação e potencial de pite (em meios que contém CI) adequados.
  4. Evitar frestas!

Como identificar corrosão intergranular?

A corrosão intergranular é caracterizada pela presença de carbonetos de cromo precipitados nos contornos de grão, os quais promovem o empobrecimento de cromo nas regiões adjacentes aos contornos, propiciando a ocorrência de corrosão intergranular, fenômeno conhecido como sensitização.

Como ocorre a corrosão sob tensão?

A corrosão sob tensão ocorre quando o material está submetido, simultaneamente, a um estado de tensões e a um meio corrosivoespecífico. O trincamento que ocorre é frequentemente transgranular, isto é, se desenvolve rompendo todo o grão, sem uma preferência de propagação nos contornos de grão.

Por que o aço inox não oxida?

A resistência à oxidação e corrosão se deve principalmente à presença do cromo. Esse elemento contido nos aços inoxidáveis reage com o oxigênio formando uma fina camada superficial.

Para que não ocorra a corrosão do tipo Pites Deve-se ter em mente que?

Corrosão por pites: É um ataque localizado, um fenômeno bastante freqüente que afeta os aços carbono, aços inoxidáveis, ligas de níquel, de titânio, de alumínio ou cobre. Como se precaver? Uma das formas mais eficientes e baratas para se precaver contra a corrosão é evitar frestas, que podem acumular água e umidade.

O que é corrosão intergranular e como pode ser gerada?

A corrosão intergranular é caracterizada pela presença de carbonetos de cromo precipitados nos contornos de grão, os quais promovem o empobrecimento de cromo nas regiões adjacentes aos contornos, propiciando a ocorrência de corrosão intergranular, fenômeno conhecido como sensitização.

Quais os fatores que influenciam a CST em dutos?

Embora a resistência à CST seja fortemente influenciada pelos fatores metalúrgicos que incluem inclusões, precipitados de segunda fase, contornos de grão, segregação e bandas de dureza produzidas durante a laminação controlada.

Como acontece a corrosão galvânica?

Corrosão galvânica é aquela que pode ocorrer quando dois metais, com potenciais galvânicos muito diferentes, estão em contato. Neste caso, o metal mais anódico é atacado.