EQST

O Que A Relaço De Suserania E Vassalagem?

O que é a relação de suserania e vassalagem?

As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

Quais são as características da vassalagem?

A relação de vassalagem era uma das relações hierárquicas mais comuns no mundo feudal. Consistia na oportunidade que algumas pessoas tinham de ter acesso às terras (o bem mais valioso da época). Por outro lado, os suseranos (donos originais das propriedades) concediam porções de terras em troca de fidelidade.

Como funciona o sistema de vassalagem?

Vassalagem (do latim medieval vassus, latinização do termo de origem celta gwas, "rapaz") na Idade Média, consistia em um acordo de serviços recíproco entre uma pessoa política e economicamente menos influente e uma outra que sob esses aspectos lhe era superior.

Como surgiu o sistema de vassalagem?

Os nobres guerreiros eram vassalos do rei, sendo este, o suserano deles. ... Ou seja, o pacto era consolidado através do juramento, onde o nobre que requisitava o auxílio passaria a partir de então a ser um suserano, e o que oferecia seus préstimos denominava-se por vassalo.

Qual a diferença entre servidão e vassalagem?

Servo era a pessoa que estava ligada à gleba e que prestava serviço a um senhor, sem ser escravo, um criado. Vassalo era pessoa vinculada a um senhor por um juramento de fé e prestação de serviços militares, recebendo em troca proteção militar e parte de seu território.

Como era feito o juramento de suserania e vassalagem?

O suserano é o doador de terras, e o vassalo, o que recebe parte do feudo(terra). O vassalo, ajoelhado, colocava as suas mãos entre as mãos do senhor e jurava-lhe fidelidade. ... O notário registrava toda a cerimônia em um papel e sobre a bíblia o vassalo punha as mãos e fazia todo o juramento.

Quais são as classes da sociedade feudal e suas características?

A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses. ... Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados.

Como se dava o processo de vassalagem?

Geralmente, através da execução de um beijo e da entrega de um objeto que representava o feudo, os nobres estipulavam uma série de obrigações mútuas. O vassalo devia serviço militar ao seu suserano, sendo desta forma obrigado a disponibilizar suas tropas sempre que houvesse necessidade.

O que é servidão da vassalagem?

a) Vassalagem: relação recíproca entre senhores em que fica acordado a proteção por parte do Suserano e o trabalho nos campos por parte do Vassalo. b) Servidão: relação vertical entre senhores e camponeses que, uma vez presos à terra, não podem abandonar suas obrigações nos feudos.

Quais as características do sistema de vassalagem e servidão?

O vassalo devia serviço militar ao seu suserano, sendo desta forma obrigado a disponibilizar suas tropas sempre que houvesse necessidade. Por outro lado, o suserano deveria garantir a proteção de seu vassalo e ceder uma parcela de sua propriedade para o mesmo.

Como funcionava o juramento de vassalagem?

O vassalo, ajoelhado, colocava as suas mãos entre as mãos do senhor e jurava-lhe fidelidade. O vassalo também devia ao senhor feudal,ou suserano,serviço militar e 50% de sua colheita,ou seja,parte do que o servo plantava era para o senhor feudal.

O que dizia o juramento de fidelidade?

O juramento de fidelidade era geralmente realizado como parte de uma cerimônia tradicional em que o súdito ou vassalo dava a seu senhor uma promessa de lealdade e aceitação das consequências de uma quebra de confiança. Em troca, o senhor do rei prometia proteger e permanecer leal ao seu vassalo.

Qual é a origem da servidão?

A origem dessas relações está na servidão, que começou como uma medida de emergência. ... A situação foi causada pela instabilidade do Império Romano, quando pequenos proprietários venderam suas terras para quem tinha mais recursos e se tornaram servos, a mais baixa camada social.

Qual a diferença de escravidão para servidão?

Qual é a diferença entre escravidão e servidão? A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém.

Quais eram os grupos sociais no mundo feudal?

A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

Como era a cerimônia para se tornar um vassalo?

A cerimônia de vassalagem ou contrato de vassalagem era uma cerimônia em que o vassalo (o que faz o juramento) prestava homenagem ao suserano (ou senhor). O suserano é o doador de terras, e o vassalo, o que recebe parte do feudo(terra).