Ondas Theta (4 Hz a 8Hz): Esta faixa de ondas cerebrais particular ocorrem mais frequentemente no sono com sonhos, no sonhar acordado e também na meditação profunda. Esta faixa de frequencia é essencial para a aprendizagem e memória.
Os diferentes tipos de ondas cerebrais
Um laudo de eletroencefalograma normal, como o nome sugere, traz resultados que seguem o padrão de registro de atividade cerebral. Se o paciente for adulto, por exemplo, o exame em vigília deve mostrar ondas de alta frequência e baixa amplitude (alfa e beta).
1ª- Delta (0.
Podemos dizer que as ondas gama são as responsáveis por conectar as diferentes frequências cerebrais, por ligar as informações e alternar os estágios da mente consciente para a inconsciente, o que potencializa o nosso adormecimento.
A meditação pode diminuir a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial e reduzir a ansiedade, a dor, a insônia e a produção de cortisol. Trata-se de um método simples e eficaz de queda do estresse.
No caso dos ratos com melhor desempenho nos testes de aprendizagem, as ondas teta alcançaram em média a freqüência de 9 hertz, o equivalente a nove disparos por segundo.
Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.
Resposta: O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
As ondas podem ser classificadas segundo sua direção de vibração: ondas que se propagam na mesma direção que seu estímulo são longitudinais, já as ondas que se propagam em direções perpendiculares às do seu estímulo são ondas transversais.
Onda transversal – Física Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
a) Ondas transversais: São ondas cujas vibrações são perpendiculares a direção de propagação como por exemplo ondas em cordas. Ondas transversais. b) Ondas longitudinais: São ondas cujas vibrações coincidem com a direção de propagação como por exemplo as ondas sonoras: Ondas longitudinais.
Onda transversal, movimento no qual todos os pontos de uma onda oscilam ao longo de caminhos perpendiculares à direção do avanço da onda. Ondulações de superfície na água, ondas sísmicas (secundárias) e ondas eletromagnéticas (por exemplo, rádio e luz) são exemplos de ondas transversais.
Ondas Transversais: são aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação da onda. Ondas Longitudinais: são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondassonoras... ... Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
Resposta: Ondas longitudinais são uma classe de ondas na qual as partículas do meio perturbado são deslocadas em uma direção paralela à direção de propagação da onda. Onda longitudinal é uma onda na qual as partículas do meio vibram na mesma direção em que a onda viaja.
Resposta: Uma definição possível: Luz é onda eletromagnética cuja frequência está compreendida dentro da faixa perceptível pela visão humana que vai de 430THz a 750THz, ou com comprimento de onda no vácuo entre 400nm a 750nm conforme a figura que segue.
São bons exemplos de ondas mecânicas: a) calor, corrente elétrica, infravermelho.
As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.
Ondas mecânicas são perturbações que transportam energia cinética e potencial através de um meio material, por exemplo: ondas marítimas, sísmicas e sonoras. Ela pode acontecer somente num meio material, mas não transportam matéria e, sim, energia.
Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais, como sólidos, líquidos e gasosos. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas.
Desta forma, podemos definir uma onda mecânica como sendo uma perturbação de um meio material elástico que se propaga por esse meio (corda), transportando energia e quantidade de movimento. Alguns animais como, por exemplo, os golfinhos se comunicam por assobios que se propagam na água.
Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. ... Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para se propagar. As ondas do mar e as ondas que produzimos numa corda de violão, o som, são exemplos de ondas mecânicas. ... Essas ondas denominadas ondas eletromagnéticas, propagam-se tanto na matéria quanto no vácuo, ou seja, em lugar sem matéria alguma.
Ondas mecânicas são perturbações, ondas que necessitam de um meio para transporte, um meio material. Elas transportam energia cinética. Exemplos de ondas mecânicas são: ondas sonoras, marítimas e sísmicas. Ou seja, ela não transporta matéria, mas energia.
No dia 29 de novembro de 1888, o físico alemão Heinrich Hertz conseguiu provar a existência das ondas eletromagnéticas.
Características das ondas mecânicas Transportam energia sem transportar matéria; Precisam de um meio físico para propagar-se; ... Apresentam frequência e comprimento de onda bem-definidos; Sua velocidade de propagação depende exclusivamente do meio em que se propagam.