A luz é uma onda eletromagnética cuja frequência encontra-se no espectro visível para os seres humanos. Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s.
Tipos de Propagação de Calor
Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.
As técnicas mais utilizadas de propagação vegetativa são estaquia, enxertia ealporquia. A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.
A propagação vegetativa artificial é um tipo de reprodução vegetal que é realizada através de meios artificiais envolvendo intervenção humana. Os tipos mais comuns de técnicas reprodutivas vegetativas artificiais envolvem estaquia, enxertos e cultura de tecidos.
Propagação Vegetativa Natural Os caules modificados costumam ser a fonte de propagação vegetativa das plantas. As estruturas vegetais vegetativas que surgem dos caules das plantas incluem rizomas, corredores, bulbos, tubérculos e rebentos . Os tubérculos também podem se esticar desde as raízes.
As plantas frutíferas, de uma forma geral, se propagam de forma sexuada ou gâmica (sementes) e por via vegetativa ou assexuada ou agâmica, como por enxertia ou estaquia. Dessa forma, a propagação é o processo de mutiplicação de plantas, com o objetivo de perpetuar a éspecie.
A propagação vegetativa pode ser realizada por meio de diversos métodos, sendo que, na fruticultura, os principais métodos utilizados são a enxertia, a estaquia, as estruturas especializadas e a mergulhia.
O método de propagação por estaquia é muito simples e consiste no plantio de uma parte da planta que se deseja clonar para a geração de uma nova planta. As novas plantas geradas a partir deste método crescem mais rápidas e sua floração também é precoce.
A estaquia/estacaria é um método de reprodução assexuada de plantas, que consiste no plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas que, plantados em um meio úmido, desenvolvem-se em novas plantas.
Mergulhia é o tipo de multiplicação vegetativa que consiste em dobrar um ramo da planta-mãe até o enterrar no solo. A parte enterrada ganha raízes e, quando está enraizada, pode separar-se da planta-mãe, obtendo-se assim uma planta independente.
A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos, no caso de Pinus spp. Ainda é a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais de Eucalyptus spp.
Como fazer mudas por estaquia.
O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias.
A estaquia é feita no período correspondente aos meses de junho a agosto. Nessa época, os ramos de um ano, provenientes da poda hibernai das figueiras, são cortados em estacas de cerca de 30 cm e plantadas em viveiro, enterrando-se cerca de 3/4 do seu comprimento.
cultivo, visto que a planta demora de oito a 15 anos para entrar em produção (MATTOS, 1983). O uso da estaquia na formação de mudas poderá garantir a antecipação do período reprodutivo, que é uma vantagem da propagação vegetativa, e contribuir para a exploração econômica da jabuticabeira.
Por galhos Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Nesta lua, o corte de lenha é melhor, pois há menos fluxo de seiva para os galhos, fazendo com que a madeira seque melhor. Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras. ... Além das hortaliças esta fase é ótima para o plantio de flores.
Deve-se optar por plantar a ervilha no início da Primavera, logo após o final das geadas de Inverno, pois esta é a melhor época para o desenvolvimento das vagens e de ervilhas saudáveis. É necessário que as ervilhas sejam cultivadas em um solo homogêneo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica.
É uma época boa para plantio, tendo seu ponto alto dois dias antes da lua cheia. Feijão, melão, ervilha, pimentão, abóbora e tomate, por exemplo, podem ser plantados nessa fase, para melhores resultados. A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes.