4) Fisiopatologia: Estuda os distúrbios funcionais e significado clínico. A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e também o prognóstico da doença.
Fisiopatologia. Com a presença de partículas ou gases nocivos acontece uma inflamação crônica que aumenta a produção de muco, que fica acumulado nos brônquios e o corpo não consegue eliminá-lo. As inflamações são recorrentes.
A bronquite é a inflamação das principais vias respiratórias dos pulmões, os brônquios, que são responsáveis por transportar o oxigênio de e para os pulmões, fazendo com que fiquem irritados e inflamados e causando sintomas como tosse seca ou com catarro, chiado no peito ou falta de ar.
A bronquite é um tipo de inflamação das vias respiratórias, mais especificamente dos brônquios, os responsáveis por conduzir o ar que entra pelo nariz até o pulmão. As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria.
Suas causas estão relacionadas a algum tipo de alergia respiratória e com infecções do trato respiratório, e a exposição a fumaça de cigarro, poluição e cheiros fortes podem piorar a crise de bronquite asmática.
De uma forma geral, os principais sintomas da bronquite asmática que estão mais presentes nos pacientes são:
Um bom remédio caseiro para bronquite, seja ela aguda, asmática, crônica ou alérgica, é o gengibre porque ele possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes que ajudam a desinflamar os brônquios e facilitar a retirada das secreções. Saiba mais sobre o que causa a bronquite asmática e como evitar.