Enfermeiro é gente que cuida de gente, que promove saúde – que trabalha com a vida humana! Mais que cuidar das feridas, das dores e das doenças, ele desenvolve ações que promovem o encontro com a saúde, com o autocuidado e com os anseios pessoais que conduzem ao bem-estar e à felicidade humana.
Profissional de saúde, habilitado a cuidar de doentes em hospitais, clínicas, empresas, escolas, etc. ou no domicílio. 2. [Figurado] Pessoa que cuida carinhosamente de um doente.
Segundo a etimologia, Enfermagem quer dizer ato ou efeito de tratar os en- fermos. Enfermo é palavra derivada do latim infirmus, ou seja, doente, doentio, fraco, débil, achacoso, imperfeito (CUNHA2 , FONTINHA4 ). A enfermagem nasceu das necessidades humanas em relação aos cuidados de saúde.
O enfermeiro é responsável principalmente por planejar, organizar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem. É ele também quem realiza a consulta de enfermagem e prescreve os passos que devem ser seguidos pela equipe.
A palavra doença procede do latim dolentia, de dolens, entis, particípio presente do verbo doleo, dolere, sentir ou causar dor, afligir-se, amargurar-se. Enfermidade corresponde ao latim infirmitas, atis, de infirmus, que, por sua vez, resultou da fusão do prefixo in (negação) + firmus, firme, robusto, saudável.
A causa real da doença de Crohn é desconhecida, mas acredita-se que possa ser decorrente de uma desregulação do sistema imunológico, que diminuem as defesas do nosso organismo. Fatores genéticos, ambientais, microbiota intestinal, dietéticos ou infecciosos também estão envolvidos no desencadeamento da doença.
As doenças da alma afetam essas áreas. Em geral são enfermidades psíquicas. Atualmente, as mais comuns são a depressão, ansiedade, estresse e dependências químicas”, detalha. “Nosso estilo de vida contribui muito para o aparecimento das doenças da alma.
As doenças podem ser classificadas de acordo com a disseminação, seja bacteriana, viral, fúngica, ou causadas por demais agentes que se instalam e ocasionam distúrbios na homeostase (equilíbrio orgânico) de um hospedeiro.
Na epidemiologia, uma doença é classificada como endêmica quando ocorre com frequência em uma região, não se espalhando por outras comunidades. Isso quer dizer que, endemia é uma doença que se manifesta de forma restrita apenas numa determinada área, de causa local.
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
10 doenças crônicas mais comuns no Brasil
1) Atualmente, existem quase 9000 doenças registradas no CID, mas certamente o número real é muito maior do que isso, considerando que diversas doenças ainda não foram descobertas ou classificadas pelo ser humano.
As doenças infecciosas são doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que podem estar presentes no organismo sem causar qualquer dano ao organismo.
Doenças contagiosas mais comuns
Uma doença, também chamada de enfermidade ou moléstia, é uma alteração do organismo que afeta a saúde das pessoas. As doenças humanas pertencem a dois grupos principais: doenças infecciosas e doenças não infecciosas. A doença é uma alteração do organismo que afeta a saúde das pessoas.
2); esquistossomose (B65); hanseníase (A30); hepatite A (B15); leishmaniose tegumentar (B55. 1 e B55. 2); leishmaniose visceral (B55. 0); leptospirose (A27); malária (B50 a B54); e tuberculose (A15 a A19).
1. O que são doenças infecciosas e parasitárias ( DIP ) ? R: São doenças causadas por seres vivos ou seus produtos . Quando o ser vivo que causa a doença vive às custas de outro ser vivo que o abriga estes são chamados respectivamente de parasita e hospedeiro.
As doenças infecciosas são doenças causadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, que podem estar presentes no organismo sem causar qualquer dano ao organismo. Doença parasitária ou parasitose é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário.
Parasitoses: o que são e como diagnosticar
Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo. ...
Parasitoses Intestinais
Veja 8 parasitas que vivem dentro de humanos e o que eles provocam
Cinco parasitas letais que cruzaram o mundo
Abaixo mostramos algumas das verminoses mais comuns:
Vermes mais comuns no corpo humano