A Aerossolterapia consiste na utilização terapêutica de medicamentos sob a forma de aerossóis. A sua inalação permite que o medicamento penetre nas vias aéreas, de forma mais ou menos profunda, consoante o nível de absorção e atuação pretendida no organismo.
A nebulização consiste numa forma de tratar afecções pulmonares por meio de substâncias especiais associadas ao O2 ou ar comprimido com a finalidade de: - Aliviar processos inflamatórios, congestivos e obstrutivos; - Umedecer para tratar ou evitar desidratação das mucosas; - Fluidificar para facilitar a remoção de ...
Ao ser ligado na rede elétrica ou a uma bateria, o nebulizador transforma um medicamento líquido em um gás com finas partículas que ficam suspensas e permite que a medicação seja absorvida por meio da respiração do paciente de maneira mais rápida e eficiente.
A inalação por nebulização com soro fisiológico é um ótimo tratamento para a sinusite, gripes ou resfriados, pois ela ajuda a umidificar as vias aéreas e a fluidificar as secreções, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando assim a respiração.
A inalação com soro é bastante eficiente para aliviar as inflamações, facilitando a desobstrução das vias respiratórias melhorando a respiração. Existem dois tipos de inalador: os ultrassônicos e os convencionais.
Nebulização com soro fisiológico Para fazer a nebulização em casa, deve-se colocar no copinho do nebulizador cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico, posicionar a máscara próxima ao nariz e, então, respirar aquele ar. Deve-se manter os olhos fechados e estar sentado ou recostado em uma cama confortavelmente.
No inalador, é preciso colocar soro fisiológico ou água com sal, porque o ar atravessa sob pressão o reservatório e leva as gotinhas diretamente para o interior das vias aéreas. Se nos pulmões chegarem gotinhas de água com sal, tudo bem.