Significado de Multiculturalismo
É um fato incontestável de que vivemos em um mundo globalizado em permanente transformação. A globalização apresenta aspectos econômico, social e cultural. Uma das consequências da globalização no mundo é o multiculturalismo, o que poderia ser definida como a coexistência de diferentes tradições culturais no mesmo território.
Uma breve descrição do multiculturalismo
As empresas nas quais o grupo social predominante e há religião, língua e cultura ainda existem em muitos cantos do globo. No entanto, o modelo de sociedade homogênea está sendo substituído por um modelo plural da sociedade. Em muitas cidades e países a população é heterogênea de muitas maneiras: línguas vivas, religiões, tradições e formas de entender a vida muito diferente. Esta diversidade foi cunhado o multiculturalismo prazo.
O multiculturalismo é mais do que a soma de tradições culturais no mesmo espaço geográfico. Na verdade, o multiculturalismo implica uma avaliação positiva da diversidade humana. Poderíamos dizer que esta é uma doutrina que defende a tolerância, o respeito ea convivência entre diferentes culturas. Esta abordagem envolve a defesa da igualdade de todas as tradições culturais, de modo que não um acima do outro, mas todos são avaliados em pé de igualdade. Multiculturalismo implica um certo relativismo cultural, isto é, a consideração de que uma cultura é superior a outra e que, consequentemente, as diferenças de costumes deve ser aceite como um sinal de tolerância e coexistência pacífica.
O multiculturalismo é por vezes entendido como uma oportunidade, porque isso significa que as pessoas com culturas muito diferentes podem formar uma sociedade espírito mais rico, mais plural e cosmopolita.
Comentários multiculturalismo
O multiculturalismo é uma situação desejável, desde que as diferenças de tradição acompanhadas de tolerância e respeito. Se em um bairro de uma cidade grande, há diferentes tradições religiosas em um clima civil e respeitosa nós estamos falando sobre o tipo de multiculturalismo e da face enriquecedora.
No entanto, alguns analistas de fenômenos sociais enfatizam os aspectos problemáticos do fenômeno da globalização. Neste sentido, há um problema latente na pluralidade e pode expressar uma série de perguntas:? Suporte duas tradições culturais que valorizam de forma diferente o papel das mulheres na sociedade, não é tolerável que a vida humana coletiva além de algumas tradições de um lugar e você pode até mesmo praticar costumes contrários às leis em vigor?, é razoável a ser tolerante com aqueles que não praticam a tolerância?
Estas questões mostram que o multiculturalismo não é sem conflito. Na verdade, há exemplos concretos que destacam alguns problemas de convivência em diversas sociedades (em alguns países ocidentais a população de origem Africano praticados clitoridectomy, um costume punidos pelas leis ocidentais e um pouco aceitos em alguns países africanos).
Conflitos e desalinhamentos do multiculturalismo são para alguma evidência clara de que o multiculturalismo tem duas faces: um tipo e outro conflito.
A abordagem conciliatória
Entre a visão de multiculturalismo como um paradigma ideal e rejeitando a pluralidade podemos encontrar uma posição intermediária e conciliadora. Seria harmonizar respeito às leis de um país por toda a população com a tolerância absoluta para esses costumes particulares de todos os setores sociais. Em outras palavras, seria compatível com a aplicação da lei com diferentes visões de mundo. Esta harmonia não é um ideal utópico, como tem sido possível em Alexandria da antiguidade, em Toledo medieval em Buenos Aires no final do século XIX ou no de hoje Nova York, Londres ou Montreal.