Na obra de José de Alencar o clímax do livro senhora é: o momento em que Fernando consegue devolver o dote para Aurélia. e Aurélia no mesmo instante revela que que tinha feito um testamento no dia do casamento. e colocado Fernando como seu único herdeiro.
José de Alencar
Sendo um dos últimos de Alencar, Senhora é um romance urbano que retrata o casamento por interesse numa sociedade de aparências do século XIX, mesma época em que o autor vivia. Nessa obra pertencente à época literária do Romantismo já é possível observar características do Realismo e do Naturalismo.
Metáfora: É uma figura de linguagem usada para fazer comparações implícitas, ou seja, sem uso de conjunções ou termos comparativos. Usam-se palavras cujo sentido foge do seu real conceito. Na obra Senhora as metáforas surgem quando cometam sobre o brilho social, a beleza singular e poder de sedução da mulher Aurélia.
Resposta. Acredito que pelo fato dela ter se casado muito nova. Então se passou à chamar Senhora Aurélia.
o foco narrativo do livro "Senhora" de José de Alencar --->0 FOCO NARRATIVO do romance SENHORA de José de Alencar é em 3ª pessoa e a estória é contada por um NARRADOR ONICIENTE---> ele está presente o tempo todo de fora dela ações doe personagens mas ao mesmo tempo ele permanece dentro dos personagens ao externar ...
O livro é dividido em quatro partes: O Preço (episódios atuais), Quitação (passado de Aurélia), Posse e Resgate. ... Eles são uma hipérbole da compra que Aurélia fez, compra do próprio marido. Trata-se da metáfora do casamento por interesse.
6. Que elementos tipicamente românticos caracterizam a situação em que se encontra Aurélia? Resposta oferecida pelo livro: Podemos apontar, entre outros, a busca de sentimento sinceros numa sociedade hipócrita (oposição entre a essência e a aparência das pessoas) e o drama do amor ferido.
Resposta. Resposta: Suas condições financeiras e por ela não possuir lotes.
Resposta. Resposta: A atitude de ter abandonado Aurélia somente pelo dote de Adelaide e não por amor.
O texto de José de Alencar "Senhora" é um de seus poucos romances de caráter urbano. Neste há a marca forte da sociedade em que o escritor viveu, uma sociedade em que na burguesia havia em contexto de casamento, a necessidade do oferecimento de um determinado dote para o pai da noiva.
Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros.
b) Como o conflito amoroso se resolve nesta narrativa? O conflito se resolve graças à quitação da dívida de Seixas para com Aurélia. 02 – As narrativas românticas objetivam a realização do sentimento amoroso pelo casamento. Todas as ações concorrem para o desfecho feliz.
2 – Como pode ser entendida a passagem “modulou o seu canto de amor”? ... 4 – Diz-se do amor que ele é extremista; portanto, as atitudes – ações e reações – expressas por quem ama são incoerentes e instintivas.
Aurélia possuía duas opulências, duas qualidades que a caracterizavam como uma mulher perfeita: era bonita e rica.
Destaque a passagem do texto que confirma a reação cínica de Aurélia à fala de Fernando, terminando o namoro. RESPOSTA: Essas eu já as conheço, respondeu Aurélia com tênue ironia, e não me aterram; nasci com elas, e têm sido as companheiras de minha vida.
No romance Senhora, de José de Alencar, as características que faz de Fernando Seixas um herói romântico são: I. a preocupação com a família, quando esta lhe solicitou o dinheiro que lhe foi confiado para poupança e ele havia gastado em seu próprio benefício.
Resposta. Explicação: 1. Esta parte do romance é um flash-back, um retorno no tempo que conta a história da pobreza de Aurélia Camargo, protagonista de Senhora, explicitando ao leitor os motivos de sua crueldade com o marido comprado, Fernando Seixas.
É correto afirmar que essa obra pertence ao (D) Modernismo, pois ela idealiza a mulher e a juventude e trata da infelicidade dos amores não correspondidos, inserindo as personagens na sociedade fluminense do século XX.
Resposta. Resposta: A atitude de ter abandonado Aurélia somente pelo dote de Adelaide e não por amor.