Retomando a regra anterior para responder à dúvida entre são uma hora da tarde ou é uma hora da tarde, a resposta é muito simples. Se o relógio marca uma hora, é uma hora da tarde.
Como garantir a fala correta em qualquer situação
Em se tratando de Gramática Normativa, o plural, em enumerações, só será obtido com números de “dois” em diante; com 1,5, por exemplo, a concordância exige apenas o singular. Assim, pontualmente, é uma e meia; é meio-dia e meia.
Abaixo de duas é singular: é 1h, é 1h30min, é 0h.
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
advérbio De um modo diário; que ocorre todos os dias; cotidianamente: estuda diariamente oito horas. Em cada dia: a quantidade do medicamento a ser consumido diariamente.
Hoje são vinte e dois. Hoje é vinte e dois. As duas formas estão corretas. Nestas situações, a concordância verbal do verbo ser poderá ser feita no plural, concordando com o numeral, ou no singular, estando subentendida a palavra dia.
A concordância do verbo ser com o predicativo no plural ocorre, de forma clássica e raramente passível de dúvida, quando o sujeito é um pronome como isso, aquilo, tudo – “Nem tudo são flores” – ou um pronome interrogativo: “Quem são eles?”.
A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram. Vocês foram.
Significado de Foram, do verbo Ir Foram vem do verbo ir. O mesmo que: estiveram, prolongaram, aconteceram, morreram, saíram, desapareceram, decorreram, comportaram, deslocaram.