Veja abaixo as datas do Fies 2021 atualizadas: Divulgação do resultado da pré-seleção: 3 de fevereiro de 2021; Complementação de inscrição: 4 a 8 de fevereiro de 2021; Convocação por meio da Lista de Espera: 4 de fevereiro a 18 de março de 2021.
Para concorrer ao FIES de Medicina, é necessário comprovar renda mensal familiar de até 5 salários mínimos e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de qualquer edição a partir de 2010.
As Notas de Corte do Fies para Medicina ficaram concentradas na faixa dos 720 aos 830 pontos do Enem. O patamar está abaixo do Sisu e do Prouni, mas ainda assim são muito altas. Confira a distribuição das notas de corte FIES em universidades de todos os Estados para você calcular suas chances.
Como descobrir qual a nota de corte do FIES? O MEC, que é responsável pelas vagas de FIES, não divulga as notas necessárias para passar nos cursos e faculdades participantes com antecedência. Ou seja, é preciso entrar no sistema durante o período de inscrição para ter acesso a nota de corte.
É possível conseguir o FIES com a pontuação mínima? Depende! Cursos menos concorridos geralmente têm uma nota de corte mais baixa, o que permite ao candidato entrar com a nota mínima exigida de 450 pontos e acima que zero na redação.
450 pontos
Medicina, por exemplo, pode chegar a 830 pontos; Direito a 760 e Engenharia Civil a 740.
450 pontos
O FIES 2016 não oferece a opção de cotas. O programa vem passando por uma série de mudanças nos últimos anos. ... O FIES pode até não oferecer cotas, mas a prioridade na concessão de financiamentos vai para estudantes que, além de apresentarem as maiores notas no Enem, ainda não tenham diploma de curso superior.
Portanto, quanto maior for o seu desempenho no Enem, maiores as suas chances de conseguir o FIES. É importante saber também que embora o desempenho mínimo na redação para se cadastrar no FIES seja nota maior do que zero, essa parte do Exame é de extrema importância e uma boa nota pode garantir a sua vaga.
Poderá se inscrever no processo seletivo do Fies o candidato que participou do Enem a partir da edição de 2010, como já ocorreu nos anos anteriores, e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450.
Sim, é obrigatório ter feito o Enem para pedir o FIES. Desde 2015, quando se tornou um processo seletivo, o FIES passou a exigir que o candidato tenha feito o Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
O Sisu é totalmente informatizado. Quando o candidato se inscreve, usando o número de inscrição e a senha do Enem, o sistema já recupera automaticamente todas as notas que ele obteve nas provas. Ou seja, quando você se inscreve no Sisu não precisa lembrar nem digitar as notas que tirou no Enem. É tudo automático.
A nota de corte é a menor nota possível para entrar em uma vaga do Sisu para um mesmo curso, universidade, turno e modalidade de concorrência. Dificilmente essa nota de corte fica abaixo dos 450 pontos no Enem e, em cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, essa nota ultrapassa os 800 pontos.
O Sisu só aceita a nota da última edição do Enem. Exemplo: Se você deseja concorrer ao Sisu 2020, será necessário ter realizado o Enem 2019. Não desanime! Existem outras formas de entrar para uma faculdade utilizando a nota dos anos anteriores do Enem.
Interessado em saber mais sobre faculdades e cursos? Nesta seleção do Sisu, por exemplo, para concorrer a uma vaga no curso de Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) é preciso ter nota mínima de 400 pontos em cada prova e 500 pontos de média no Enem.
De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.
Para isso, basta acessar o site da instituição durante o processo seletivo, informar a pontuação obtida nas provas e torcer para conseguir entrar. Vale qualquer edição do exame a partir de 2010. Geralmente essas notas são bem menores do que as mínimas exigidas pelo ProUni ou pelo FIES.