ISOCROMIA, s. f. — íso + crómio.
As cores secundárias são o resultado da combinação de duas cores primárias. São consideradas secundárias: laranja, verde e roxo. As chamadas cores secundárias são o resultado da mistura de duas cores primárias.
As cores complementares são azul e laranja, vermelho e verde, e amarelo e roxo. Mesclar qualquer um desses pares criará tonalidades de marrom levemente distintas umas das outras. Mude a quantidade de luz ou sombra em sua tinta marrom. Acrescente branco ou preto para clarear ou escurecer a tinta.
A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz" em cores-pigmento.
Podemos dizer que para obter o preto devemos misturar as seguintes cores de tinta: vermelha, azul e. amarela.
Modo de preparo:
Para saber como fazer a cor magenta, é necessário entender que isso é possível juntando duas cores primárias: rosa e amarelo. Quando quiser prepará-la, misture as cores nessa proporção: quatro partes de rosa e uma parte de amarelo.
A mistura de cores pode se obter azul escuro e azul claro pode ser dada por:
Esprema uma pequena quantidade de tinta preta ao lado da tinta azul na paleta. Coloque-a ao lado da azul (e não em cima) para misturar aos poucos o preto e ter mais controle sobre a nova matiz. Usando um pincel, puxe uma pequena quantidade da tinta preta na azul.
Essa tonalidade de rosa está muito em alta e também é extremamente elegante. Uma combinação rica é misturar azul e vermelho. Com o azul Naval, as tonalidades de vermelho precisam estar apenas em detalhes pequenos, para que ele não brigue muito com a força da cor escura.