Como se pronuncia a palavra conjugue? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
É o que acontece com a letra g, que junto das vogais a/o/u tem o som [g] (gato, gota, guloso), e junto das vogais e/i tem o som «j» (gente, girafa). Por conseguinte, a palavra cônjuge deve pronunciar-se [côn–ju–je].
O que quer dizer nome do cônjuge?
Cônjuge é um substantivo que corresponde ao indivíduo que está em uma relação conjugal, ou seja, que é casado oficialmente. Chama-se o cônjuge uma das partes no matrimônio, em relação à outra parte. Por exemplo, se João casar com Maria, João é o cônjuge de Maria. Também dizemos que Maria é o cônjuge de João.
Qual a etimologia da palavra cônjuge?
Significado de Cônjuge Pessoa em relação a outra com quem se vive de modo matrimonial. ... Etimologia (origem da palavra cônjuge). A palavra cônjuge deriva do latim "conjux,ugis", que significa consorte.
Qual o certo conjugue ou cônjuge?
A forma correta é Cônjuge.
O que significa CPF do cônjuge?
Agora, se o casamento foi regido pela comunhão parcial ou universal de bens, aí o correto é declarar os bens em comum com o cônjuge em uma única declaração. ... Lá nos seus dados cadastrais, você vai informar o CPF do cônjuge, então a receita já vai relacionar, fazendo esse cruzamento dos dados.
O que é companheiro e cônjuge?
O Cônjuge e companheiro são herdeiros legítimos e necessários como preceituam as normas dos artigos 1829 e 1.845 do Código Civil. ... 1.790 do Código Civil, não havendo distinção entre cônjuge e companheiro no tratamento sucessório.
Que possui mais de um cônjuge?
Poliandria (mais de um homem; Poliginia (mais de u'a mulher.
Como se referir a cônjuge mulher?
A forma correta é o cônjuge. Cônjuge é um nome masculino que tanto se refere a esposo como a esposa. O género da palavra não tem a ver com o sexo da pessoa.
Qual o masculino de cônjuge?
No respeitante a cônjuge, os dicionaristas o registram apenas como masculino: o cônjuge. A essa luz, para distinguir o sexo se recorre a um adjetivo: o cônjuge masculino, o cônjuge feminino.
Qual a diferença entre companheiro e cônjuge?
STF decide: não existe diferença entre cônjuge e companheiro para fins sucessórios.
Por que cônjuge tem acento?
Cônjuge tem sua origem na palavra em latim conjux e é um substantivo sobrecomum masculino, ou seja, apresenta um só gênero para o masculino e o feminino. Assim, o marido é o cônjuge do sexo masculino; a mulher é o cônjuge do sexo feminino. Ele é o meu cônjuge. Ela é o meu cônjuge.
Quando posso colocar a esposa como dependente?
Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, podem ser incluídos como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. A regra vale para uniões homoafetivas e heteroafetivas.
O que acontece se eu não declarar um imóvel?
A declaração entregue fora do prazo estabelecido pela Receita Federal está sujeita a multa de 165,74, até 20% do imposto devido. Já para quem teve imposto devido, a multa é de 1% ao mês, limitada a 20% do imposto devido.
O que é considerado companheiro?
Companheiro é o termo utilizado para designar cada membro de um casal que não formalizou a união no civil, mas vive uma relação estável.
O que são bens particulares do cônjuge?
Entende-se como bens particulares aqueles bens que o casal adquiriu antes do casamento, e bens comuns seriam aqueles que o casal adquiria na constância do casamento. ... Ao que tudo indica os bens particulares são os que o falecido adquiriu antes do casamento ou aqueles que têm origem gratuita.
Qual o gênero da palavra cônjuge?
No respeitante a cônjuge, os dicionaristas o registram apenas como masculino: o cônjuge. A essa luz, para distinguir o sexo se recorre a um adjetivo: o cônjuge masculino, o cônjuge feminino.
Qual é o feminino de marajás?
marani
Marajá (feminino: marani) é um título dado a nobres da antiga civilização indiana, sendo um nível superior ao de rajá.
Qual o feminino de cônjuge varão?
varoa
[Etimologia] Atualmente, a palavra virago tem um sentido pejorativo para indicar uma mulher masculinizada; este sentido não se aplica ao âmbito jurídico, sendo usada como feminino de varão. Usadas com o mesmo sentido: cônjuge varoa ou varoa.