dorso - Dicionário Online Priberam de Português.
Os tendões que controlam os ossos dos nossos dedos estão ligados a nada menos do que 17 músculos presentes nas palmas das mãos e 18 músculos do antebraço.
Nomenclatura. Polegar — também vulgarmente conhecido como "dedão", "positivo" ou "mata-piolho"; Indicador — também vulgarmente conhecido como "apontador" ou "fura-bolo"; Médio — também vulgarmente conhecido como "dedo do meio", "pai-de-todos" ou "dedo maior".
Significado de Mão. substantivo feminino Parte dos membros superiores do corpo humano que vai dos punhos até à extremidade dos dedos. ... Feixe de coisas que a mão pode abranger; punhado, porção.
Uma das deformidades mais comuns e incapacitantes em adultos com artrite reumatóide (AR) é a em pescoço de cisne, que consiste em flexão das articulações meta- carpofalangianas (MCF), hiperextensão das articulações interfalangiadas proximais (IFP) e flexão das articulações interfalangianas distais (IFD)(2).
Em relação a estrutura óssea, a mão é dividida em três regiões distintas: carpo, metacarpo e falange....Os ossos do carpo são:
A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
Dedo polegar , Anat : a) o primeiro dedo da mão, mais curto e grosso; mata-piolho, polegar, pólex, pólice; b) o primeiro dedo do pé e o mais grosso; dedão, dedo grande do pé.
Os indícios de uma fratura na mão vão depender do grau em que a lesão se encontra. O sinal mais comum é uma forte dor no local, seguida de dificuldade de movimentação da parte afetada. Deste modo, ainda pode haver o aparecimento de edemas, devido ao acúmulo de líquido, também sendo possível surgir luxações.
O diagnóstico da fratura é feito através do exame físico. O paciente apresentará sintomas, como dor, edema hematoma e deformidade no local da lesão. Pode haver incapacidade total ou parcial de movimentar os dedos. Algumas fraturas não deslocadas permitem que o paciente tenha toda a mobilidade da mão.
As imagens nas radiografis da mão somente mostram a completa mineralização do osso após 3 a 4 meses aproximadamente mas, desde que o paciente não tenha sintomas de dor já é possível remover a imobilização e iniciar fisioterapia, inclusive existe a possibilitade também de voltar às atividades normais.
A consolidação de uma fratura de metacarpo normalmente se dá em 4 semanas. Após a retirada da imobilização é necessário fisioterapia para recuperar os movimentos e a força. Não existe um tempo certo pois cada um responde de uma forma, porém quanto mais exercícios/fisioterapia fizer mais rápida a a recuperação.