Na maioria das vezes, os nódulos na mama não são sinal de câncer, sendo apenas uma alteração benigna que não coloca a vida em risco. No entanto, para confirmar se um nódulo é benigno ou maligno a melhor forma é fazer uma biópsia, que consiste em retirar um pedaço do nódulo para ser avaliado em laboratório, de forma a identificar se existem células cancerígenas.
Esta é com certeza uma duvida que assusta muito os pacientes com relação ao câncer de mama, afinal os tumor e nódulo parecem ter o mesmo sentido, e no fundo, todos que escutam esses termos da boca de um médico, temem o mesmo destino.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
O nódulo da mama no homem, geralmente, está associado ao câncer de mama masculino, mas ele também pode ser benigno e, por isso, ao notar a presença de um nódulo, deve-se informar ao médico para realizar exames de diagnóstico para identificar a origem do nódulo.
Los nódulos pulmonares son pequeños grupos de células en los pulmones. Son bastante frecuentes. La mayoría de los nódulos pulmonares son tejido cicatricial de infecciones pulmonares pasadas.
Dependendo da causa identificada, o nódulo no pulmão pode ser curado. No entanto, mesmo quando o nódulo não desaparece, normalmente não é considerado um problema grave, especialmente se não existir o risco de ser câncer.
Os nódulos no pulmão que têm maior risco de ser câncer tendem a ser maiores, aumentar de tamanho com o tempo, ter formato irregular e calcificações localizadas mais próximas das suas bordas. Além disso, o risco de câncer geralmente é maior em pessoas com histórico de tabagismo ou câncer de pulmão anterior.
Já em casos mais específicos, como mamas densas ou mesmo a necessidade de realizar exames complementares ao da Mamografia, a Cintilografia Mamária de Alta Resolução pode ser uma alternativa.
Nestes casos, deve-se ir ao mastologista para fazer uma mamografia e, se necessário, fazer uma biópsia, de forma a confirmar se de fato se tratar de um nódulo maligno e iniciar o tratamento adequado.
Tumor e um crescimento anormal das células em qualquer tecido do corpo, as células tem um ciclo natural de existência, nascem, cumprem suas funções no corpo e dão lugar a novas células, esta divisão é controlada pelo nosso organismo de maneira que tenha a substituição das células antigas, sem haver produção excessiva.
No entanto, através do autoexame da mama, a mulher também pode identificar algumas características que podem levá-la a desconfiar de um nódulo maligno. No entanto, nesses casos, é igualmente recomendado ir ao mastologista para fazer os exames necessários e confirmar se realmente existe risco de câncer.
Na maioria dos casos, o câncer de mama é indolor, principalmente se ainda estiver em estágios iniciais. Mas, quando o nódulo maligno começa a provocar dor, é um indicativo de que o câncer está em estágio avançado.
Sentem-se os nódulos em ambas as mamas. São causadas por alterações hormonais, antes ou durante a menstruação. Muitas vezes, os nódulos estão presentes em ambos os seios e causam dor.
É muito importante lembrar também que existe rastreamento para o câncer de pulmão. Desta forma, pessoas que tenham entre 50-80 anos, que fumam ou que pararam de fumar há menos de 15 anos, e que tenham fumado pelo menos 1 maço de cigarros por dia, por pelo menos 20 anos, devem fazer anualmente uma tomografia computadorizada de tórax com baixa dose de radiação. Este exame pode identificar nódulos pulmonares precocemente, com maior chance de cura.
Pode se localizar perto da superfície ou ainda mais em profundidade, próximo à parede torácica. Muitas vezes se desenvolve antes do início do ciclo menstrual e desaparece após a menstruação. Pode ser causado por um duto de leite dilatado.
Geralmente se desenvolvem em mulheres com mais de 45 anos de idade. Um papiloma é um tumor benigno devido ao crescimento do duto lactífero. É observado por cima ou ao redor da aréola. Às vezes pode existir sangramento dos mamilos.
Características do nódulo: normalmente aparece na semana anterior ao período menstrual e desaparecem um semana após o fim do período. Podem se apresentar como nódulos dolorosos e duros, aparecendo em apenas uma mama ou nas duas.