Principais sintomas
Desconforto ao realizar movimentos corriqueiros da boca: abrir, fechar ou até mesmo mastigar. Trata-se da disfunção da articulação temporomandibular (DTM), popularmente conhecida como dor na ATM.
A DTM tem como uma das principais causas o estresse e a ansiedade, e por isso também está diretamente ligada ao bruxismo, hábito de ranger os dentes. Lesões na cabeça, no pescoço e nos maxilares, má oclusão e encaixe ruim dos dentes e doenças como artrite também podem ser causadoras da DTM.
O bruxismo é normalmente confundido com a disfunção da ATM, porém ambos são situações diferentes entre si. Entretanto, é possível que um bruxômano – indivíduo com sintomas característicos do bruxismo – também manifeste as disfunção da ATM, e vice-versa.
No tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, como o calor superficial em região de face e cervical no caso de dor orofacial ou a crioterapia nos casos articulares, como deslocamento anterior do disco.
Existem três tipos principais de DTM: a muscular, que ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão; a articular, que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide; e a mista, aquela que une os ...
Quais são as causas da DTM?
Essas articulações possibilitam os movimentos da boca como abertura, fechamento, e funções como mastigar, falar e engolir. O que é DTM? DTM é a abreviatura de Disfunções Temporomandibulares. Genericamente, o termo se refere às anormalidades que atingem as ATM e/ou os músculos da mastigação.
Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca.
O que é DTM (Disfunção temporomandibular)? A Disfunção Temporomandibular também conhecida como DTM, é uma doença que acomete as estruturas do sistema mastigatório como a ATM (articulação temporomandibular), músculos da face/cabeça e pescoço.
Sim! O tratamento para a disfunção temporo mandibular (DTM) pode exigir o uso de aparelho fixo sim, mas também de placas miorrelaxantes e até mesmo cirurgias. Alguns casos requerem também atuação de outras áreas, como fisioterapia e fonoaudiologia.
Como a DTM pode prejudicar a prática de beijar na boca, trazendo consequências negativas aos nossos relacionamentos amorosos.
Muitos pacientes perguntam se o aparelho ortodôntico trata o bruxismo. Na verdade a resposta é não. O tratamento ortodôntico não trata o bruxismo em si. ... O importante é sempre consultar um cirurgião dentista para a detecção do bruxismo e verificação das condições da mordida do paciente.
O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
A placa para ATM funciona assim: ao bloquear o contato entre os dentes, as estruturas da articulação temporomandibilar – como discos e ligamentos – posicionam-se de forma mais saudável e livres de contatos compressivos.
placa acrílica
“A placa de bruxismo não requer ajustes, já as outras placas sim, necessitam de ajustes periódicos conforme a evolução do tratamento. Por isso, elas devem ser trocadas a cada 2 anos no máximo, pois acabam acumulando alimento e bactérias em sua estrutura com o passar dos meses”.
O profissional mais capacitado para o tratamento/controle do bruxismo é o Cirurgião Dentista especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM DOF). Hoje em dia, é sabido que a ortodontia não trata o bruxismo, e que a oclusão nada tem a ver com o bruxismo, como acreditou-se por muitos anos.
Como é um aparelho para bruxismo? Na verdade, esse aparelho para o bruxismo é chamado de placa oclusal, que faz a função de proteção dos dentes e relaxamento da musculatura. "Esta placa é confeccionada e personalizada para cada paciente, deve ser rígida e ter certa altura.
A ideia do aparelho para bruxismo é impossibilitar ou dificultar a movimentação excessiva e impedir o encaixe dos dentes. Dessa maneira, aos poucos, o corpo deixa de insistir na ação. Se o problema é apenas noturno, a placa pode ser usada só na hora de dormir.
“Existem diversos tratamentos que podem ser indicados, mas sempre de acordo com o tipo e intensidade do bruxismo. O controle geralmente é feito por uma equipe multidisciplinar que envolve dentista, fonoaudiólogo e psicólogo”, ressalta Rhianna.