Não existe uma regra para todos os genes, mas nos homens por exemplo, a calvície é causada por uma uma substância conhecida por DHT que afina os fios. Segundo pesquisadores, se o pai ou a mãe tem calvície, há 50% de chance do filho ter também. Se os dois sofrem com o problema, há 75% de influência.
Ao pesquisarem a amostra sangüínea de homens que sofrem de calvície, os cientistas encontraram freqüentemente um gene no cromossomo X associado com a calvície. Como os homens herdam o cromossomo X de sua mãe, quando ele apresenta calvície é mais provável que isso seja uma herança do avô materno.
Sintomas nos homens Os primeiros sinais da calvície nos homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre 17 e 23 anos. Dezessete anos é uma idade realmente perigosa.
O processo da calvície começa quando os folículos pilosos, em cada qual nascem até quatro fios, são estimulados pela testosterona. Ao atingir o couro cabeludo de pessoas com tendência genética, o hormônio masculino sofre a ação de uma enzima (a 5-alfa-redutase) e é transformado em DHT (diidrotestosterona).
“Não é possível reverter a calvície em um paciente que já esteja totalmente calvo”, afirma a especialista. O melhor momento para procurar auxílio médico e, assim, tratar a calvície é logo que o paciente perceber que o volume dos cabelos está diminuindo.
Hormônios andrógenos como testosterona, DHEA, são os hormônios principais que ditam crescimento de cabelo. Em mulheres, os ovários e supra-renais, são responsáveis por produzir estes hormônios do colesterol.
Mito. O dermatologista afirma que não há cura para a calvície, no entanto existem tratamentos que ajudam a aumentar a quantidade de fios no couro cabeludo. "É importante ressaltar que pacientes com queda capilar nos estágios inicial ou moderado responderão melhor ao tratamento.
Fios porosos? Aposte na reconstrução. Se você exagerou na química e as pontas do cabelo estão fininhas, uma reconstrução é bem-vinda. À base de queratina, o tratamento repara fissuras e repõe a massa perdida no fio, reestruturando a fibra capilar de dentro para fora.
6 vitaminas para queda de cabelo
O excesso de vitaminas, como a vitamina A, pode causar queda de cabelo. O excesso de vitaminas pode, inclusive, agravar o problema, além de ocasionar outros. Por isso, não se deve fazer uso de vitaminas por conta própria e deve-se sempre consultar um médico.
De acordo com a Academia de Dermatologistas, é normal perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia.