Entre em contato com nossa equipe para obter maiores informações e orientações no telefone (11) 2189-9666 e pelo e-mail: [email protected].
c) Até que a situação sobre a disseminação do coronavírus –COVID -19 tenha novas determinações oficiais, a entrega da Certidão de Protesto será exclusivamente por meio eletrônico DIGITAL, não mais havendo a opção por PAPEL, sendo o usuário solicitante comunicado assim que a certidão estiver disponível no site.
A certidão de protesto serve para atestar a presença ou a ausência de dívidas protestadas.
Caso o protesto que deseja consultar tenha sido registrado em São Paulo, selecione a opção “Dez Cartórios de Protesto” ao indicar em quais cartórios a busca deve ser realizada.
A certidão negativa indica que não há dívidas. Para emitir sua certidão dos Dez Cartórios de Protesto, acesse o site da central de certidões; vá na opção “Para você” e “Iniciar Pedido”. Você deve preencher os dados e realizar o pagamento, logo a certidão será enviada ao seu endereço.
Existem alguns tipos de certidão de protesto e cada um deles apresenta características diferentes. Assim, é importante que você entenda a diferença entre cada tipo de certidão.
E a outra se refere ao protestado que não tem condições de quitar sua inadimplência dentro dos três dias úteis que lhe foram dispostos, dessa forma, além de quitar sua dívida com o credor, deverá também arcar com à custa oneradas no cartório de protesto para limpar seu nome.
Após a realização do protesto, regularizada a dívida (por pagamento ou negociação), em até 72 horas, a PGFN informa a regularização ao Tabelionato, eletronicamente e de modo automático, sem necessidade de pedido do contribuinte. O nome da comunicação eletrônica é “anuência com o cancelamento do protesto”.
Certidão do Instrumento de Protesto é quando não há abatimento da dívida, o Tabelião lavrará o Instrumento de Protesto e o entregará juntamente com o título protestado ao Sacador.
Apesar de poder ser solicitada a qualquer momento, em várias diferentes situações, a certidão negativa de protestos é pouco conhecida.
Para registrar um protesto sobre um título não pago, o credor deve ir até o Cartório de Protesto mais próximo do seu endereço, e que realize serviços de expedição de certidão negativa de protestos. Para solicitar esse documento, não há mistérios, apenas entregue ao funcionário os seguintes documentos:
As custas podem ser pagas diretamente no cart\u00f3rio respons\u00e1vel pelo protesto ou pode ser gerado boleto de pagamento on-line no site da Central Nacional de Protesto (CENPROT). Para acessar o CENPROT, o devedor deve antes se cadastrar ou possuir certificado digital. O CENPROT fornece instru\u00e7\u00f5es de como efetuar o pagamento on-line das custas. Clique aqui para saber mais.
Algumas vezes podemos nos deparar com a solicitação de uma certidão negativa de protestos no momento de comprar ou alugar um imóvel ou fazer algum outro compromisso financeiro.
O detalhe é que o valor da certidão de protesto pode variar conforme os estados. Diante disso, o melhor é verificar, diretamente em nosso site, quanto a certidão pode custar para o seu caso.
O resultado destas buscas pode resultar em uma certidão de protesto negativa, informando não haver registro naquele cartório de protesto, dentro do período de busca descrito acima.
Os cartórios de Protesto do Estado de São Paulo continuam prestando serviços à população com a segurança e adotando as precauções determinadas oficialmente, tão importantes neste momento pelo qual passamos. A prevenção ao contágio do novo coronavírus Covid-19 deve vir sempre em primeiro lugar.
O prazo, assim como o valor, também varia. E da mesma forma, na Central das Certidões, você pode realizar o pedido e ver quando o documento será entregue para você.
Para emitir uma certidão negativa de protesto o interessado poderá comparecer a um cartório e efetuar a solicitação.
Antes de solicitar a Certidão negativa de protesto, você também pode fazer uma pesquisa prévia online pelo pesquisaprotesto.com.br.
A consulta de protesto pode ser realizada gratuitamente, basta consultar seu CPF no site do Serasa Consumidor. Assim, você fica sabendo o número e a localidade do cartório onde seu nome foi protestado. Exemplo: Cartório 01, São Paulo-SP.
d) A disponibilização de certidão eletrônica de protesto por meio de download no site, bem como a confirmação de autenticidade do documentos são regulamentados pelo Provimento 38 / 2013 da Corregedoria Geral do Estado de São Paulo.