Ele desenvolveu o “método crítico-paranoico”, por meio do qual pintava suas obras. A primeira exibição individual de Dalí ocorre em 1925, em Madri, na Sociedade de Artistas Ibéricos.
Resposta: Salvador Dalí foi um pintor catalão, muito importante conhecido por seu trabalho surrealista. Seus quadros chamavam a atenção por apresentar combinações bizarras como nos sonhos. Ele era muito conhecido por fazer coisas extravagantes para chamar a atenção, o que incomodava os críticos da época.
Como a arte pode fazer parte da memória e não ser esquecida? ... A Persistência da Memória é uma visão subjetiva da temporalidade e das suas implicações, seja na obra de arte ou nas lembranças. É também uma homenagem ao tempo interior e inconsciente, que tem sua própria forma de ser contado e que foge à racionalidade.
Resposta. O único relógio que não está deformado é o que está virado para baixo e tem formigas sobre ele. Salvador Dalí não gostava muito de formigas e esses insetos estão relacionados à putrefação nas suas obras. Isso mostra como o objeto cotidiano é desprezado por Dalí e pela vanguarda surrealista.
No Manifesto do Surrealismo, foram apontados os princípios básicos do movimento surrealista: a ausência da lógica, o resgate das emoções, a exaltação da liberdade de criação, do impulso humano, a adoção de uma realidade superior, entre outros.
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".