Como O Desenho Mang?

Como o desenho mang

"Mangá" se refere a desenhos feitos em um estilo baseado na arte japonesa, geralmente publicados no Japão. Este artigo pode ajudá-lo a começar a aprender as técnicas de desenho de mangá, assim como indicar o caminho dos estilos de anime com os quais que você pode aprender.

Características do desenho Mangá

Trace linhas simples de sombreamento, de maneira leve (a lápis ou lapiseira HB2, por exemplos). Execute-as com calma porque as elas costumam ser arredondadas (no rosto acostuma ser mais pontudo dependendo da forma do rosto).

Além disso os figurinos levam um pouco de fantasia em muitos personagens, com a utilização de muitas cores e roupas as vezes incomuns. Outra característica é que geralmente os personagens não mudam de roupa, a não ser em cenários pontuais.

Materiais Necessários

<strong>Materiais Necessários</strong>

Observe as imperfeições do esboço, ele está bastante rabiscado e a orelha está enorme. Não é preciso perfeição no esboço, pois ele é apenas uma direção para lhe ajudar a seguir o seu desenho.

O mangá é um estilo de desenho que traz uma ênfase especial a estados físicos e emocionais, em que cada personagem tem traços as vezes exagerados para indicar melancolia, brabeza, inteligência, sabedoria. Essas expressões não necessariamente são um espelho da realidade, o que dá uma possibilidade ao desenhista deste estilo à criatividade. Isso acontece também no corpo, em que há indicações desproporcionais do corpo para indicar alguma característica (como bíceps e trapézios de tamanho exagerado).

Primeiramente, antes de iniciar um desenho, é necessário fazer um esboço para situar o seu personagem na folha, definir traços, corrigir e começar novamente. Esboço é a estrutura base de um desenho, é o início da execução do que foi planejado. Nesse passo é importante fazer riscos mais fracos para facilmente apagá-los, caso você mude de ideia. Portanto, esse é o momento de alterar o que quiser e utilizar uma simples lapiseira e borracha.

Dicas Importantes

Ninguém nasce sabendo, alguns podem possuir uma facilidade ou dificuldade maior para o aprendizado, mas pode ter certeza de que ninguém ficará bom sem a prática e a busca por aprender. Os melhores no que fazem nunca deixam de praticar: Michael Phelps, o grande nadador, Usain Bolt, o grande corredor, mesmo após todas suas vitórias, nunca deixaram de praticar, pois justo isso os tornaram e os mantiveram tão bons.

Os cabelos dos personagens são uma grande característica, um dos maiores exemplos é Yu-Gi-Oh. Para treinar a ”física” de um cabelo, desenho uma cabeça, simples como as dos exemplos acima, e comece a rabiscar o que desejar. Recomendo começar com estilos simples, como os apresentados aqui.

Ilustrar sombras é uma tarefa importante para trazer uma noção mais viva e tridimensional num desenho. Defina um ângulo de luz em sua arte para que todos os sombreamentos estejam de maneia lógica e conjunta.

Após situar o desenho, inicie a traçar formas geométricas, a fim de criar uma proporcionalidade na ilustração. Fizemos um círculo, mas pode também primeiramente colocar elipses, triângulos, quadrados. Qualquer desenho bem-feito e detalhado, foi iniciado com rabiscos simples de linhas! Sempre comece assim!

Fizemos linhas bem fracas, fazendo quadrado e círculos para representar os músculos (fazer de maneira simples e leve para não marcar o desenho ao apagar). Sempre é interessante traçar um boneco de palito inicial para ter uma noção de posição (puxando duas linhas para frente) e dessas linhas ver se as partes do corpo ficam simétricas, ou seja, braços olhos pernas de mesmo tamanho.

Como desenhar um mangá – Exemplo prático

Há vários desenhistas que começam o desenho pelos pés e sobem até a cabeça; tem outros que começam pelas mãos, e outros pela cabeça. Isso é opcional, porém nós vemos que o ideal é começar pelas mãos para melhor posicionamento do desenho na folha.

Em um mangá, essa parte é muito distante do padrão realista, com formatos exagerados. Esse ponto é a marca registrada de um mangá, sendo impossível se confundir com algum outro estilo. Não necessariamente todos os cabelos são iguais, mas a maioria é demasiado grande ou pequeno, muitos com pontas simples, alguns vão até a cintura, outros tem uma altura bem maior que a cabeça.

Damos valor à sua privacidade

Rostos e olhos são características marcantes de um mangá. Esse estilo não é caracterizado por traços realistas, no entanto é um desenho que respeita formas e proporções, acrescentando pontos fortes  (como olhos grandes, rostos arrendondados e pontiagudos). Com isso, é importante o estudo das anatomias reais, para entender como é o corpo humano e aliar na ilustração aos fundamentos desse moodo japonês de traço.

Após essa etapa, pintamos com tonalidades de preto diferentes, a fim de destacar sombreamento e incidência da luz. Você poderá colorir seu desenho e também adicionar um cenário. É costume que animes simples apareçam sem um fundo, porém isso enriquece bastante a arte, bem como cores, as quais trazem maior contraste à ilustração.

Como desenhar anime como profissional?

COMO DESENHAR ANIMES – GUIA PARA INICIANTES EM DESENHO ANIME E MANGÁ
  1. FAÇA DESENHOS DE LINHAS LEVES PRIMEIRO. ...
  2. GUIA DE USO / LINHAS DE CONSTRUÇÃO. ...
  3. PLANEJE SEU DESENHO E DESENHE MAIOR PARA MENOR. ...
  4. MANTENHA DIFERENTES PARTES DO SEU DESENHO NOS MESMOS ESTÁGIOS DE CONCLUSÃO. ...
  5. DESENHE COISAS QUE ESTÃO OCULTAS.