O protocolo UDP Isso significa que, através da utilização desse protocolo, pode-se enviar datagramas de uma máquina à outra, mas sem garantia de que os dados enviados chegarão intactos e na ordem correta. ... No geral, o protocolo UDP permite uma comunicação bastante rápida, o que é muito vantajoso.
Protocolos de rede são os conjuntos de normas que permitem que duas ou mais máquinas conectadas à internet se comuniquem entre si. Funciona como uma linguagem universal, que pode ser interpretada por computadores de qualquer fabricante, por meio de qualquer sistema operacional.
Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);
O TCP preza pela confiabilidade agregando em seu header bits de controle de fluxo e recebimento. Já o UDP dispensa esses bits de controle. Pode se dizer que o TCP é orientado a conexão através do seu Acknowledgment e o UDP não, uma vez que não é criada uma conexão, há apenas o envio direto de dados.
Os protocolos TCP e UDP pertencem a camada de transporte. ... Já o UDP, não realiza nenhum tipo de verificação sendo mais utilizado para atividades que a perca de pacotes não influencie de maneira grotesca. Assim, a utilidade do campo da porta de destino é indicar para qual serviço deve ser entregue a mensagem.
A grande vantagem do protocolo UDP em relação ao TCP é que ele é rápido, não causa sobrecarga e pode oferecer suporte à comunicação de um ponto a outro ponto e de um ponto a vários outros pontos.
O UDP é preferido para aplicativos em que a velocidade é a principal preocupação, como transmissões ao vivo, streaming de vídeo, jogos on-line, VoIP (Voice over Internet Protocol) e similares. O TCP é preferido nos casos em que o tempo não é uma grande preocupação.
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).
O User Datagram Protocol (UDP) é um padrão TCP/IP e está definido pela RFC 768, "User Datagram Protocol (UDP)." O UDP é usado por alguns programas em vez de TCP para o transporte rápido de dados entre hosts TCP/IP. Porém o UDP não fornece garantia de entrega e nem verificação de dados.
Portas TCP e portas UDP Simples, pelo número da porta que cada um utiliza. Por exemplo, se você está usando um programa de FTP (File Transfer Protocol), a conexão à internet é feita pela porta TCP 21, que é uma porta convencionada a este protocolo.
Para descobrir quais aplicações estão se comunicando por portas especificas do windows siga os passos a seguir: