Teste oral de tolerância à glicose: este tipo de exame mede a glicose no sangue em dois momentos: após pelo menos 8 horas de jejum e após 2 horas da ingestão de um líquido com quantidade conhecida de glicose. Este teste também é usado para detectar diabetes ou pré-diabetes.
O teste oral de tolerância à glicose deverá ser realizado nas gestantes que apresentarem glicemia de jejum igual ou superior a 85 (90) mg/dl e inferior a 110mg/dl.
A hipoglicemia na gestação é uma condição que precisa ser acompanhada com muito cuidado e atenção. Isso porque, ela pode afetar diretamente a saúde da mulher, como o desenvolvimento do feto. Esse distúrbio é caracterizado pelo baixo nível de açúcar no sangue durante a gravidez./span>
Como a glicose é o principal combustível para os as células, a hipoglicemia (baixos níveis de açúcar no sangue) é um risco para todas as funções do organismo. Valores muito baixos de glicose podem acarretar arritmias cardíacas e perda da consciência, pela falta da glicose no coração e cérebro, respectivamente.
As consequências da hipoglicemia na gravidez podem ser:
Ignorar os sintomas da hipoglicemia pode acarretar em consequências graves, como a perda de consciência. Isso porque o cérebro necessita de glicose para funcionar propriamente. A hipoglicemia pode levar ainda a outras complicações, como convulsões, coma e até mesmo à morte.
A hipoglicemia é mais comum em pessoas com diabetes, mas pode acontecer também em pessoas que não têm diabetes. Essa última condição é muito mais rara, mas vem sendo observada cada vez mais frequentemente devido ao aumento do número de pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica./span>
Em pessoas com diabetes, tomar muita insulina pode causar níveis baixos de açúcar no sangue. Não comer o suficiente ou se exercitar demais depois de tomar insulina pode ter o mesmo efeito. No entanto, pessoas que não têm diabetes também podem sofrer de hipoglicemia./span>
Resumindo: Fazer jejum intermitente não causa hipoglicemia. O controle glicêmico tende a ficar ainda mais robusto ao aliar o jejum com a dieta low-carb.
Posso tomar glifage e ainda sim fazer jejum intermitente? Pode sim. Não há contra-indicação. O que pode ocorrer com o jejum intermitente e restrição calórica que ele impõe pode haver melhora das suas glicemias.
As dietas low-carb também podem ajudar em casos de hipoglicemia reativa. A hipoglicemia reativa acontece quando, após uma refeição, a ação da insulina diminui demais os níveis de açúcar no sangue. O que pode levar a sintomas como tontura, fraqueza, ansiedade, fome, e confusão.