Firebox – também conhecido como “caixa de fogo”, é o local onde é feito o fogo. Nele é formado a brasa que será puxada para debaixo da grelha. Braseiro – é o espaço onde ficam as brasas. Ele que gerará o calor para as grelhas.
10 erros para evitar ao preparar parrilla Voltar às dicas
Polêmicas à parte, ele explica que o churrasco argentino não tem muito segredo, mas apenas cuidados com a carne. “A começar pela grelha (a parrilla), que deve ficar de 10 a 15 centímetros acima da brasa que vai assar a carne e ter umas canaletas que não deixem a gordura cair no carvão.
A parrilla (pronuncia-se “parrija”, com o sotaque do espanhol falado nos arredores do Rio da Prata) tem conquistado adeptos não apenas entre os gaúchos, mas também em Santa Catarina e São Paulo, explica Douglas Nunes, 34, parrillero.
A grelha argentina é a solução perfeita para quem gosta de um bom churrasco e não gosta de sentir aquele cheiro de fumaça. O modelo evita que a fumaça se espalhe pelo local e possui uma canaleta para reter a gordura das carnes. É muito mais prático na hora de limpar e evita de fazer sujeira no espaço.
É essencial escolher uma grelha para churrasco que seja de um material resistente e duradouro. Os mais comuns são o aço inox, alumínio e ferro fundido. As de aço inox têm não enferrujam e são resistentes, porém tendem a grudar um pouco a gordura. Já a opção de alumínio alia leveza, resistência e durabilidade.
O aço inoxidável é uma escolha popular para espetos de churrasco, acessórios para grelhar e churrasqueiras. O aço inoxidável mais comum e caro, portanto, é o 304, que contém aproximadamente 18% de cromo e 8% de níquel. E o tipo de aço mais popular é o 430, que contém 17% de cromo e 0,12% de carbono.
A chapa metálica é outro material favorito para aqueles que montam sua churrasqueira em casa. O metal tem o formato de um tambor de petróleo. Na verdade, alguns churrasqueiros usam o próprio tambor de petróleo para fazer churrasco. Essas grelhas são normalmente usadas nas regiões sul e sudoeste dos Estados Unidos.
O segredo do sucesso ao fazer um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha das carnes. Dessa forma, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças. De maneira geral, é ideal colocar as carnes bem próximas da brasa do carvão por um período bem curto – de 5 a 15 minutos.
Lembre sempre de usar uma pinça para churrasco para virar as carnes. Na hora de fazer a carne, comece selando a carne na parte mais quente da churrasqueira de um lado e virando do outro lado para selar também. Depois suba a grelha para acertar o ponto desejado. Veja abaixo os tipos de grelha para seu Churrasco!
Espeto duplo ou triplo: ideal para costela, frango, miúdo e para cortes maiores. Espeto fino: ideal para linguiças, coração de frango, miúdos, queijos, cortes menores e aperitivos. Espeto largo: ideal para carnes em peças ou cortes maiores.
O espeto (do gótico *spitus, "assador") é um utensílio usado na culinária para assar alimentos, geralmente rodando-os sobre o fogo, embora também se possa utilizar os espetos em frituras ou mesmo para servir alimentos crus.
É melhor vender muitos tipos de espetinhos ou focar em poucos?
Confira abaixo os tipos de espetinhos mais vendidos:
Complete seu carrinho com estes produtos
R$ 39,99 un.
A estimativa considera um churrasco para 40 adultos — com cardápio simples — que sairia a R$ 48 por pessoa, no serviço de bufê.
Neste caso, com 1 kg de carne, é possível montar mais de 10 espetinhos. Apenas lembre-se de incluir no orçamento o valor dos vegetais que serão usados no preparo.
MAS AFINAL, QUANTO PESA UM ESPETINHO DE CARNE? Em média, funciona da seguinte maneira: Para cada 1 kg de carne, você conseguirá fazer 10 espetinhos com aproximadamente 5 pedaços de carne. Seguindo esse raciocínio, cada espetinho pesará em média 100g de carne e cada pedaço de carne o peso de 20g cada um.
Espetinho de Frango Lanche
30 pessoas (opção nº2) 500g - Espetinho de Kafta ou Coração (à escolher) média 20 a 32 un. (Entregamos kits churrascos em Domicílio, consulte taxa.)