1886
O flúor é o mais eletronegativo dos elementos, pequeno se comparado aos outros halogênios e não é muito maior que o hidrogênio. Flúor (1s2, 2s2, 2p5) tem o menor raio atômico e alta carga nuclear com nove prótons.
KF
9
A fraca energia de ligação F-F, associada à elevada energia de ligação do flúor com outros átomos está na origem da sua elevada reactividade. O flúor reage na realidade, com quase todos os elementos da tabela periódica, com algumas (poucas) excepções, como por exemplo, o oxigénio e os gases raros mais leves.
No texto Ligações Químicas foi mostrado que as ligações químicas que se estabelecem entre os átomos dos elementos ocorrem entre os elétrons da camada mais externa da eletrosfera (camada de valência).
O Fluoreto de Magnésio (MgF2) é um material incolor, duro e durável e é birefringente. ... O Fluoreto de Magnésio é normalmente usado para transmitir no VUV a 121 nm.
A sua configuração eletrônica, razão desta sua classificação, é 1s22s22p5, o que mostra que o átomo de flúor possui sete elétrons em sua camada de valência (última camada, camada L no caso do flúor).
Fluoreto de sódio é um sal inorgânico, haleto alcalino, de fórmula mínima NaF, derivado do HF. Trata-se de um pó cristalino branco em condições ambientes, solúvel em água e parcialmente solúvel em etanol, apresenta densidade de 2,56 g/cm³, ponto de fusão de 993°C e ponto de ebulição de 1695°C.
sabendo que o flúor tem 7 elétrons na camada de valência isso vale também para o cálcio que tem 2 elétrons na camada de valência.
[He] 2s2 2p5
eletrosfera
Os elétrons são partículas de carga negativa que ficam girando ao redor do núcleo atômico e possuem massa 1836 vezes menor que a dos prótons e nêutrons. Os elétrons são partículas que fazem parte da constituição do átomo.
A camada externa da eletrosfera onde se realizam as reações químicas e elétricas se denomina de camada de valência. Das três partículas subatômicas, apenas o próton e o elétron possuem carga elétrica.
Bom, para explicar isso existe a denominada “Teoria da nuvem eletrônica” ou“Teoria do mar de elétrons”. Segundo essa teoria, os metais ficam unidos em razão da existência de uma quantidade muito grande de elétrons livres. Os metais possuem normalmente poucos elétrons na sua camada de valência.
A eletrosfera faz referência à região externa do núcleo de um átomo na qual se localizam os elétrons (parte do átomo que apresenta carga negativa). Eles giram em torno do núcleo, que é composto por prótons (parte do átomo que apresenta carga positiva) e nêutrons.
A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.