Como Foi A Vida De Santo Antnio De Pdua?

Como foi a vida de Santo Antnio de Pdua

Antônio de Pádua (1195–1231), popularmente conhecido como Santo Antônio – ou Santo Antônio de Lisboa –, foi um frade e presbítero cristão de origem portuguesa. Ele pertencia à Ordem Franciscana e, desde sua canonização no século XIII, tem sido amplamente venerado como santo cristão, patrono dos pobres e doutor da Igreja Católica.

Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta. São Boaventura estava presente e disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era inspirada por Deus. Sua língua está exposta até hoje na Basílica de Santo Antônio na cidade de Pádua.

Quem foi Antônio de Pádua?

Ele estava pregando fora de Pádua quando ficou doente. Foi mais tarde descoberto que sofria de hidropisia, onde a água é retida nos tecidos do corpo, mas não se sabe a causa desta condição.

Grande a devoção de Santo Antônio a Jesus Infante e cumpre repetir sempre: “Menino Jesus por nós encarnado, livrai-nos da mancha de todo pecado”. Como Santo Antônio foi sepultado numa terça-feira este dia da semana lhe é consagrado. Uma senhora de Toulon na França, por ter alcançado uma grande graça por intercessão de Santo Antônio, resolveu distribuir pães aos pobres em sua homenagem, daí a benção do pão de Santo Antônio, lembrando a caridade que se deve ter para com os mais necessitados. Este pão tem restituído a saúde a muitos doentes. Santo, realmente, extraordinário que merece todos os louvores. Que ele leve sempre seus devotos a um grande amor a Jesus, nosso único Salvador.

Santo Antônio Ingressou na Ordem Franciscana

Santo Antônio Ingressou na Ordem Franciscana

No ano seguinte, em comemoração à sua morte, o Papa Gregório IX anunciou sua canonização. No dia 8 de abril de 1263, seu corpo foi transferido para uma basílica erguida em sua homenagem na mesma cidade e, mais tarde, em 1310, seus restos mortais foram depositados em uma capela recém-construída na extremidade esquerda da mesma basílica.

Desejoso de conhecer Francisco de Assis foi à Itália. Depois do encontro, foi designado para lecionar teologia aos frades de Bolonha e com apenas vinte e seis anos de idade, foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Antônio aceitou o cargo, mas nele não permaneceu, pois sua vontade era pregar pelas vilas e cidades, atendendo aos necessitados. Assim percorreu várias regiões da Itália e do sul da França.

PAULUS celebra com alegria a entronização da imagem do Beato Tiago

Após conhecer São Francisco, Frei Antônio passa 15 meses como um eremita no monte Paolo. São Francisco enxerga os dons que Deus deu a ele e o encarrega da formação teológica dos irmãos do Mosteiro. No capítulo geral da ordem dos franciscanos, Antônio é enviado a Roma para tratar de assuntos da ordem com o Papa Gregório IX, que fica impressionado com sua inteligência e eloquência, chamando-o de Arca do Testamento.

Essa reunião ocorreu durante a festa de Pentecostes em 1221 e é conhecida como o “Capítulo das Esteiras”, pois cada frade franciscano trouxe uma esteira de palha para se deitar. Lá, Santo Antônio teve a oportunidade de ouvir a pregação de Francisco de Assis, que exortou os presentes a levar uma vida de obediência, consagrada à propagação da palavra cristã.

Aqueles que vivenciaram o poder da oração oferecida através de ti, contaram como Deus se agradou em ajuda-los em sua necessidade, restaurando paz de espírito, curando os doentes, ou encontrando o que estava perdido, material ou espiritual.

Pia Sociedade de São Paulo

Pia Sociedade de São Paulo

Santo Antônio, Antônio de Pádua, 1195-1231, um frade franciscano, foi um notável teólogo e pregador. Ele se tornou o primeiro professor de teologia na ordem franciscana e é referido como “Doutor da Igreja”.

Os meninos da cidade logo saíram a dar a notícia da morte. E em Lisboa os sinos das igrejas começaram a tocar sozinhos e só depois o povo soube da morte do Santo. Ele também é chamado de Santo Antônio de Lisboa, por ser sua cidade de origem.

Foi um pedido incomum desejar deixar os Cônegos de Santo Agostinho e superiores dele na Santa Cruz estavam relutantes para deixa-lo ir.

Recomendamos

Fernando pôde então contemplar os corpos daqueles heróis de Cristo. Isto o tocou tanto que ele resolveu se fazer franciscano. Foi para o Convento de Olivais, onde adotou o nome de Antônio. Seu desejo era pregar o Evangelho em terra de missões. Após o curto noviciado, foi para Marrocos. Aí adoeceu e, resignado, teve que voltar para Portugal. Em 1221 se daria o Capítulo da Ordem Franciscana, isto é, a assembléia na qual compareceram cerca de três mil frades e foi lá que Antônio esteve pela vez primeira com São Francisco, em Assis. Ainda mal conhecido dos franciscanos foi trabalhar num pequeno eremitério em Portugal. Nele permaneceu numa vida de oração por nove meses. Houve, então, na cidade de Forli ordenações sacerdotais e pediram a Antônio para fazer o sermão de improviso. Todos ficaram deslumbrados. Era o início de sua missão de pregador no sul da França e na Itália.

Santo Antônio de Pádua é o santo padroeiro de várias localidades na Espanha, Portugal, França, Itália e toda a América Latina. Somente em alguns casos muito excepcionais ele é representado como um homem corpulento.

Em 1210, Santo Antônio mudou-se para o mosteiro agostiniano de Santa Cruz, em Coimbra, para continuar seus estudos, onde aprofundou seus conhecimentos sobre a Lectio Divina e a Bíblia. Durante sua estada em Coimbra, teve seus primeiros contatos com os frades da ordem fundada por Francisco de Assis na Itália, quando os restos mortais dos primeiros cinco mártires franciscanos, executados pelos sarracenos no Marrocos, foram devolvidos à Europa.

Em Maceió, mais de 500 catequistas participam do Encontro Estadual de Catequese

Hoje, Antônio, filho de um fidalgo e professor de frades, é conhecido como santo padroeiro dos analfabetos e pobres, o que encontra as coisas perdidas, e o santo dos pequenos pedidos, para quem tem a dúvida, Santo Antônio é protetor de que? Terça-feira se tornou conhecida como dia de Santo Antônio, porque esse foi o dia de seu cortejo fúnebre em Pádua.

Fatigado, muitas vezes jejuando, Santo Antônio continuou seu trabalho religioso até o limite de suas forças. Na Páscoa de 1231, retirou-se para Camposanto, em companhia de outros frades, para rezar e descansar, e lá viveu em uma moradia que ele mesmo construiu sob os galhos de uma árvore.

Oração

Depois do encontro, Santo Antônio partiu para o convento de frades leigos de Monte Paolo, no norte da Itália, a pedido do frade provincial da Romanha, onde assistiu às ordenações dos frades menores e dos frades pregadores em Forlì, e se tornou evidente o enorme talento do frade português para a oratória.

Ele queria que Antônio o ajudasse a administrar propriedade da família e se tornar um nobre. Para desgosto do seu pai, Antônio decidiu se juntar aos Cônegos Regulares de Santo Agostinho aos 15 anos de idade.

Oração para Encontrar o que Está Perdido

Oração para Encontrar o que Está Perdido

São milhares os relatos de milagres, como a pregação aos peixes, e graças alcançadas rogando seu nome. Padroeiro de Pádua e de Lisboa, ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Na arte ele é representado como um jovem cândido, com o hábito franciscano, segurando um lírio e carregando o menino Jesus (um dos milagres que teriam ocorido com Antônio).

Segundo Nicolaus Dal-Gal em The CatholicEncyclopedia: Saint Anthony ofPadua, São Francisco enviou uma carta para Antônio dizendo: “É um prazer que você ensine teologia para os irmãos, desde que, como prescreve a Regra, o espírito da oração e devoção não pode ser extinto”.

Qual foi o milagre de Santo Antônio?

Um dos muitos milagres de Santo António passou-se com o seu próprio pai quando este foi injustamente condenado à forca por assassínio, em Lisboa. Por milagre de Santo António, o homem que tinha sido morto voltou a viver para jurar a inocência do condenado.

Que idade Santo Antônio morreu?

35 anos (1195–1231) Santo António de Lisboa/Idade ao falecer

Por que Santo Antônio virou santo?

Escolheu passar o fim da vida em Pádua, onde morreu no dia 13 de junho de 1231. Menos de um ano após sua morte, foi reconhecido oficialmente como santo, após a análise de 53 milagres. Na comemoração dos 750 anos da morte de Santo Antônio, em 1981, o Vaticano autorizou uma nova exumação de seus restos mortais.

Qual o primeiro milagre de Santo Antônio?

Uma noite, vendo do lado de fora do quarto de Frei Antônio alguns raios de luz, aproximou-se e viu o Santo segurando nos braços um gracioso Menino que suavemente o acariciava. Ficou cheio de espanto por tão extraordinária maravilha.

Que Dia Santo Antônio nasceu?

15 de agosto de 1195 Santo António de Lisboa/Data de nascimento

Que é considerado o santo casamenteiro?

Santo casamenteiro Uma das crenças, está no uso da imagem de Santo Antônio, que, às vezes, é banhado em água de rosas e, em outras, é colocado de cabeça para baixo. Um das simpatias manda que a pessoa compre – no dia 12 de junho - uma rosa vermelha e amarre uma fita do santo na flor.

O que Santo Antônio é o santo casamenteiro?

Confira algumas simpatias para que Santo Antônio promova uniões ou para que ajude fiéis a encontrar um(a) namorado (a) Comemorado no dia 13 de junho, o Dia de Santo Antônio é uma data em que os fiéis apostam em simpatias para conseguir um casamento. Isso porque ele é conhecido como o Santo Casamenteiro.

Qual a Devocao de Santo Antônio?

A devoção a Santo Antônio vai além de casamentos e namoros. Conheça outros grandes feitos do cristão: 1 - Padroeiro das coisas perdidas: assim como São Longuinho, pede-se a intercessão do santo para encontrar aquilo que procura. 2 - Padroeiro dos humildes: o santo distribuía alimentos aos menos favorecidos.

Qual o nome de Santo Antônio na Umbanda?

Santo Antonio de Pemba, na Umbanda, que é o Patrono de Exu, que rege as legiões desses espíritos guerreiros e mensageiros dos Anjos Superiores (orixás), que preside as batalhas navais e terrestres. ... E assim, Zé Pelintra, invoca ao Santo, trazendo sua força, inspiração e proteção à Umbanda e aos seus filhos de fé.