Como funciona o exame? O exame possibilita a formação de imagens no aparelho, avaliando como o sangue está chegando aos vasos capilares sanguíneos. Ele pode ser feito em repouso, com o paciente sentado ou deitado, com o teste de estresse físico numa esteira ou bicicleta ergométrica, sempre mantendo jejum.
O exame de cintilografia óssea pode ser realizado para alguma região específica ou para o corpo inteiro e, normalmente, o exame dura entre 30-40 minutos. O paciente não necessita de fazer jejum, nem de ter nenhum cuidado especial, ou suspender a medicação.
A Cintilografia Óssea (Corpo Total) serve para diagnóstico de doenças relacionadas à saúde do esqueleto, de fraturas, de osteonecrose e artrite, bem como de metástases, pela presença de tumores no esqueleto, consequência de cânceres em outros órgãos.
A cintilografia de perfusão é um exame muito seguro. O radiofármaco utilizado na cintilografia produz menos radiação para o organismo que uma tomografia, além de não causar reação alérgica. Lembramos que a cintilografia de perfusão não usa contraste.
Como é feito o exame da cintilografia do miocárdio? Existem vários radiofármacos para estudar a perfusão do miocárdio, porém o mais largamente usado é o radiofármaco conhecido por sua sigla MIBI, que é marcado com tecnécio-99m (MIBI-99mTc).
Tecnécio 99 - É usado em exames de corpo inteiro, especialmente na cintilografia óssea, um exame para detectar a disseminação do câncer. Tálio 201 - Frequentemente utilizado no estudo de doenças cardíacas.
A cintilografia óssea, classicamente, demonstra hipercaptação do radiofármaco (MDP 99mTc) na projeção do osso anormal, nas três fases da doença. Apesar de pouco específica, tem alta sensibilidade quando comparada à radiologia.
Quando se faz uma cintilografia para pesquisa de metástases ósseas, locais de alto metabolismo óssea aparecem com aumento da captação, que pode estar relacionado a processo inflamatório (artrose, artrite, espondilite, remodelamento após fraturas, etc) ou a implantes secundários de doença neoclássica (metástase).
Nada mais é quê uma grande, maior concentração em uma imagem, de um fármaco, medicamento, o qual, em sua composição biológica contém um elemento radioativo. E se da ainda houver dúvidas, por gentileza, volte ao clínico ou especialista, afim, de Saná-las.
o que significa aumento da concentração do radiofármaco em segmento torácico da coluna vertebral? O aumento da captação em coluna torácica, não significa necessariamente acometimento secundário pela doença (metástases). Alterações como OSTEOARTROSE ou mesmo TRAUMA podem causar alterações no exame.
Exames usados para o diagnóstico da metástase óssea Exames de laboratório e de imagem, como raios X ou cintilografias ósseas, são frequentemente realizadas para verificar se e/ou até que ponto o câncer se disseminou. Esses exames podem diagnosticar as metástases ósseas.
Cintilografia óssea – R$275,00.
A cintilografia óssea é um exame de imagem comum na Medicina Nuclear. Diferentemente dos exames radiológicos, em que o paciente recebe uma carga de radiação sobre a área a ser investigada, na cintilografia, uma pequena quantidade de material radioativo injetada no paciente permite a avaliação de todo o corpo.
Cintilografia Óssea
O exame de Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131 é feito por meio de um medicamento levemente radioativo, feito à base do elemento químico Iodo. Para o exame, o paciente recebe uma dose deste medicamento e, conforme circula, liga-se às células cancerígenas.
A cura de um paciente com uma metástase óssea isolada pode ser conseguida, irá depender do tipo do tumor, se o sitio primário da doença esta controlado, se realmente só há aquela metástase em questão e se ela é passível de ressecção completa. A cura apesar de difícil deve ser tentada e perseguida.
Dentro dessas variações há subgrupos que apresentam melhor sobrevida. Cânceres de mama que apresentam predominantemente metástases ósseas (20% das paciente) mostram uma sobrevida mediana de 52 meses com uma sobrevida, em 5 anos, de 45%.
Sintomas mais comuns de metástases na coluna:
Em geral, o padrão mais comum de sintomas é a dor nas costas, no local do tumor, seguida de problemas neurológicos como fraqueza / dormência nos braços ou pernas ou alteração nos hábitos normais do intestino ou da bexiga.
O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.