EQST

Como Feito O Detergente?

Como é feito o detergente?

Para a sua produção são necessários hidrocarbonetos que irão constituir a parte hidrofóbica do tensoativo, e de outros compostos químicos como o ácido sulfúrico, o trióxido de enxofre e o óxido de etileno, que irão participar na formação da parte hidrofílica da molécula (extremidade amorfa).

Qual o principal componente do detergente?

Os detergentes podem conter como componente principal o sabão, substâncias tensioativas sintéticas e ou preparações enzimáticas que degradam quimicamente as gorduras e proteínas. As substâncias tensioativas são compostos químicos orgânicos que diminuem a tensão superficial das soluções aquosas.

Qual a composição química do detergente?

A composição do detergente é basicamente: agentes modificadores de espuma, coadjuvantes, agentes removedores de manchas, agentes de suspensão, silicatos, agentes modificadores de pó, alcalinizantes, ingredientes menores e substâncias inertes. Enquanto um sabão natural, como o SABÃO DE COCO POSITIV.

O que é um detergente e como ele funciona?

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

Qual é a diferença entre um sabão e um detergente?

Só por essas características já notamos a diferença entre eles, como já foi dito, o detergente produz mais espuma e facilita a remoção de gorduras. O sabão não espuma tanto, mas não prejudica o ambiente. ... Os detergentes agem de forma contrária, se acumulam nos rios formando uma densa camada de espuma.

Qual a composição química do sabão em pó?

o sabão é um sal de ácido graxo. Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássio e carbonato de sódio, todos álcalis (bases) historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei.

Qual a composição química do detergente e seu impacto no meio ambiente?

Contudo, os detergentes não são constituídos apenas de tensoativos. Eles também contêm substâncias conhecidas como agentes sequestrantes, cuja função é melhorar o poder de limpeza em águas duras (que têm maior concentração de íons de cálcio e magnésio, o que dificulta a ação do sabão e do detergente).

Como os detergentes removem a gordura?

“Quando uma molécula do detergente é colocada em um meio aquoso onde existe gordura, parte dela fica presa nesse material, deixando a outra em contato com a água”, diz a química Maria Regina de Alcântara, da USP. Assim, o detergente acaba quebrando a oleosidade em pedaços microscópicos, que ficam boiando na água.

Como age o detergente no corpo?

A parte apolar do sabão interage com a gordura (sujeira) ao mesmo tempo em que a parte polar reage com a água, neste momento são formadas partículas (micelas) de detergente que ficam espalhadas na água, agilizando o processo de limpeza.

Qual o nome da reação de produção de um detergente?

A produção do sabão e do sabonete segue praticamente a mesma regra básica: é uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material alcalino, isto é, de caráter básico. Normalmente, a base é o hidróxido de sódio (NaOH), que é conhecida como soda cáustica.

Qual o pH do sabão em pó Omo?

Quando o assunto é preservar roupas e manter o brilho de suas cores, o sabão líquido se destaca, pois ele tem um pH neutro (pH 7-8), índice bem menor do que o encontrado no sabão em pó (pH 11,5).

O que é melhor sabão ou detergente?

Quanto ao aspecto ambiental, o sabão apresenta mais benefícios, já com respeito à eficiência, o detergente tem a vantagem de não reagir com água dura. ... Os sabões e os detergentes são usados para remover sujeiras e, principalmente, gorduras dos materiais.

Qual a diferença entre o sabão líquido e o sabão em barra?

O sabão em barra é mais alcalino, ou seja, tem valores altos de acidez, sendo indicado para retirar as sujeiras que resistem em sair da pele. Agora, ao contrário da outra opção, o sabonete líquido é um tipo que tem um pH baixo, próximo dos valores que a própria pele humana apresenta.